Vieira celebra 50 anos da presença dos irmãos de Taizé no Brasil
A homenagem foi realizada durante a edição de maio da Oração de Taizé, na Capela Santo Inácio
“Penso que, desde a minha juventude, nunca perdi a intuição de que uma vida em comunidade pode ser um sinal de que Deus é amor; só amor”. Essas palavras, extraídas do livro “Deus só pode amar”, são do fundador da Comunidade de Taizé, irmão Roger. Elas revelam a bondade do coração e a simplicidade que estão no centro da Fraternidade criada na França, em 1940, e espalhada pelo mundo. O Vieira dedicou a primeira quarta-feira de maio para homenagear esse jubileu do ouro, rememorando importantes capítulos da trajetória do grupo durante a edição da Oração de Taizé, na Capela Santo Inácio.
O Vieira possui relação de afetividade com Taizé há muitos anos. Muitos integrantes da comunidade educativa participam de diversas atividades realizadas na sede da Fraternidade, em Alagoinhas. Na primeira quarta-feira de cada mês ocorre, na Capela Santo Inácio, uma noite de oração a partir da dinâmica de oração da Comunidade. Segundo o coordenador do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (SORPA), prof. João Ramiro, a iniciativa surgiu em 2015. “Estávamos em um retiro, quando houve um questionamento da nossa parte sobre a possibilidade de fazermos a Oração de Taizé mensalmente no Colégio. Eles concordaram e começamos com um grupo muito pequeno, que na época era acompanhado pelo irmão Henrique. Quando ampliamos a divulgação houve um grande crescimento”, destacou.
Com cânticos e momentos de contemplação, a Oração de Taizé reúne mensalmente pessoas de diferentes idades e traz uma forma ecumênica de rezar. “Taizé é uma inspiração e um convite para estarmos cada vez mais próximos de Deus. Celebrar esse momento marcante na história da Comunidade é de muita alegria pelos frutos bons que ela nos tem proporcionado”, ressaltou o pastoralista Rafael Nascimento. O irmão Bruno, padre que faz parte do Taizé, afirmou que a oportunidade de vivenciar o jubileu no Vieira foi uma experiência especial. “Sou muito grato por poder fazer parte desse grupo. O momento de oração no Colégio é muito importante por estarmos juntos na presença de Deus, além do trabalho pastoral de grande qualidade que é feito pelo SORPA”, comentou.
Celebração pelo Brasil
Além do Colégio Antônio Vieira, a Oração de Taizé também ocorre em São Paulo (Anchietanum), no Rio de Janeiro (Colégio Santo Inácio) e em Recife. A homenagem pelos 50 anos da presença dos irmãos de Taizé no Brasil realizada pelo Vieira comoveu os integrantes da Comunidade. “Foi muito bom de poder louvar a Deus no meio de vocês todos. Nós somos poucos irmãos, querendo viver uma parábola de comunhão em Jesus. Vamos continuar juntos no caminho de Jesus Cristo partilhando os diversos dons do Espírito Santo que cada um recebeu: vocês na grande família Inaciana e nós numa pequena Comunidade Ecumênica”, disse o irmão Rodolfo, responsável pela Fraternidade.
As comemorações do jubileu de ouro acontecerão oficialmente na Comunidade de Taizé, em Alagoinhas, no dia 18 de junho, com uma caminhada e uma Celebração Eucarística integradas à festa do Bom Jesus. Outro fato que marcou o ano de 2017 foi o lançamento do livro “50 anos da presença dos irmãos de Taizé no Brasil – Caminhos percorridos e a percorrer”, que faz um panorama histórico sobre a Fraternidade e pode ser adquirido durante as noites da Oração de Taizé, no Vieira.
Próximas edições da Oração de Taizé no Vieira:
Local: Capela Santo Inácio
Horário: 19h
Datas:
07 de junho
05 de julho
02 de agosto
06 – setembro
04 de outubro
01 de novembro
06 de dezembro
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica