07.03.23

Vieira abre inscrições para registro de chapas concorrentes ao Grêmio Estudantil

Podem se inscrever alunos do 6º EF à 3ª EM formando grupos de até 15 integrantes

O Colégio Antônio Vieira abre, na próxima segunda-feira (13), as inscrições para chapas concorrentes ao Grêmio Estudantil 2023. O prazo se encerra na quinta-feira (16), às 19h, com acesso por formulário eletrônico. Podem se candidatar, alunos e alunas do 6º do Ensino Fundamental (EF) à 3ª série do Ensino Médio (EM).

“Além de ser um direito dos estudantes, trata-se de um importante fator de representação dos alunos. A mobilização, a criatividade e a inovação para a criação de propostas, além da necessidade de uma escuta atenta aos outros colegas em um trabalho constante pautado na democracia, que se inicia desde o período eleitoral, são algumas das possibilidades que o Grêmio traz”, diz a Mariana Ruback, responsável pela articulação dos projetos de protagonismo estudantil no Vieira. Ela integra a comissão do colégio que coordena o processo eleitoral.

Mariana Ruback ressalta que todo o regulamento está previsto no Estatuto do Grêmio e nos documentos normativos do Vieira. Cada chapa, por exemplo, deve conter 15 estudantes, ocupando cargos diferentes, a exemplo de presidente, vice-presidente, secretário e diretores por área de atuação. Ao fim do período de inscrição, a Comissão do Grêmio fará uma reunião com todas as chapas, orientando sobre a elaboração das propostas para o início da divulgação, a partir do dia 27 de março.

DEBATE E ELEIÇÃO

Conforme cronograma divulgado pela Comissão do Grêmio, após o prazo de divulgação das propostas para os alunos, as chapas inscritas ainda vão participar de um debate, a ser realizado no dia 17 de abril, antes da eleição, que está programada para 18 de abril. No dia seguinte, 19, já se dará a posse do novo Grêmio Estudantil, para o ano de 2023.