TV Bahia faz reportagem no Vieira sobre Anísio Teixeira, patrono da educação pública brasileira
Ex-aluno teve a formação integral jesuíta como inspiração para projetos e ações na área educacional

Declarado esta semana como patrono da escola pública brasileira, o educador Anísio Teixeira foi ex-aluno do Colégio Antônio Vieira. O educador inspirou-se na formação integral do colégio para seus projetos e propostas na área da educação. O Vieira ainda tem no acervo de seu memorial o boletim escolar com notas exemplares do ex-aluno ilustre e registros que ele participou da Academia Vieirense de Letras e Artes (Avla) e eventos de formação cristã. A vida escolar e inspirações de Anísio Teixeira foram alguns dos temas abordados em reportagem, realizada nesta quarta-feira (16) pela TV Bahia, que também destacou, no colégio, o Salão Anísio Teixeira, que traz no hall uma homenagem ao educador.
Foi também o padre Luiz Cabral, SJ, professor no Vieira que, assim como ocorreu com Jorge Amado (outro ex-aluno ilustre), identificou o potencial intelectual e humanista de Anísio Teixeira. Na ocasião das celebrações dos 120 nascimento de Anísio, o colégio publicou uma série especial sobre o histórico de Anísio e influências da educação jesuítica no legado educacional. Por este e outros feitos, o Vieira foi condecorado, em 2022, com a Comenda Anísio Teixeira pelo Conselho Estadual de Educação (CEE). Anísio é o próximo ex-aluno ilustre a ser homenageado na série especial Tempo de Vieira, que estreou com a história de vocação de Amado.
IDEAIS HUMANISTAS
De acordo com a pesquisadora e professora da UFF-RJ, Clarice Nunes, considerada uma das maiores conhecedoras da obra do educador ilustre, “apresentar Anísio Teixeira como aluno do Colégio Antônio Vieira é falar das influências do humanismo cristão sobre ele numa época fundamental da sua vida como adolescente e jovem”, como frisa. Ele ingressou no colégio em 1914, onde encontrou muitos valores da Companhia de Jesus, fundada por Inácio de Loyola e transmitidos, à época, “por padres professores de diferentes nacionalidades com enorme cabedal cultural e intelectual”. Na sua tese de doutorado “Anísio Teixeira: a poesia da ação (2000)”, a professora Clarice ainda assinala que o “poder disciplinar da pedagogia inaciana teve a função de integrar as forças de Anísio (físicas, intelectuais, emocionais) na direção de uma ação na vida tecida de modo consciente, racional e espiritual”. Veja uma entrevista completa com a Profa. Clarice Nunes, publicada como parte das celebrações dos 120 anos de nascimento de Anísio Teixeira.

“No Vieira, Anísio veio a conhecer o padre Luiz Gonzaga Cabral, SJ, um grande educador, chegado à Bahia em 1917, que além de professor de Língua e Literatura, também dirigia as Congregações Marianas, associações de formação católica que, no colégio, estavam organizadas de acordo com a faixa etária e a escolaridade de seus membros. Anísio, naturalmente, logo se tornou um congregado fervoroso e destacado. Também passou a ser, cada vez mais, um grande admirador do Pe. Cabral, pela sua liderança, dedicação e exemplo de homem sábio e santo. Por sua vez, o Padre Cabral logo enxergou no jovem a inteligência privilegiada, um grande potencial para a Igreja e para a sociedade. Nessa época, Anísio, cada vez mais identificado com os ideais da Companhia de Jesus, manifestou, inclusive, o desejo de ingressar na Ordem. O Pe. Cabral chegou a deslocar-se até Caetité para obter o consentimento do ‘coronel’ Deocleciano, pai de Anísio. O padre, entretanto, não obteve êxito na missão, pois o pai de Anísio mostrou-se irredutível perante a ideia de seu filho se tornar padre, mesmo que fosse jesuíta”, como lembrou o saudoso padre jesuíta Geraldo Coelho, SJ, em entrevista concedida por conta das celebrações dos 120 anos do nascimento de Anísio.
Fotos: Secom/CAV e
Fundação Anísio Teixeira.
Leia também
-
20.03.25
Paloma Amado participa no Vieira de inauguração da Biblioteca Jorge Amado. Escritor foi aluno do colégio
Em solenidade marcada pela emoção, foram entregues as obras de requalificação do espaço para melhor atender aos estudantes nos dias atuais
-
20.03.25
Orientadora educacional dá dicas sobre rotina de estudos para estudantes e famílias
Psicopedagoga e mestra em Gestão Educacional, Profa. Camila Portugal atua na 2ª série EM no Colégio Antônio Vieira
-
19.03.25
VIEIRA 2025+: Novo Sítio Loyola é inaugurado com requalificação de ambientes para formação integral
Espaço, que faz parte das memórias afetivas de gerações de vieirenses, foi totalmente reformado
-
18.03.25
Patrono da educação pública, ex-aluno Anísio Teixeira é homenageado no aniversário do Vieira
Como parte das atividades celebrativas pelos 114 anos, colégio produziu curta-metragem sobre um momento histórico do então estudante Anísio