04.09.18

Turmas do 9º ano EF apresentam seminários sobre Direitos Humanos

Em 2018, essa etapa do projeto interdisciplinar trouxe como novidade a apresentação de cordéis.

Turmas do 9º ano EF apresentam seminários sobre Direitos Humanos

O projeto interdisciplinar Movimento Direitos Humanos, que este ano tem o tema “Visibilidade social, um abrir de olhos”, tem mobilizado os alunos do 9° ano EF ao longo de todo ano letivo. Uma das etapas mais marcantes aconteceu no dia 22 de agosto, na Sala de Arte Sálua Chequer, quando as turmas apresentaram aulas públicas sobre as vertentes dos Direitos Humanos, através de seminários. A novidade na edição deste ano foi a utilização da literatura de cordel na abordagem dos assuntos.

Os vieirenses se debruçaram em pesquisas nos livros “Direitos Humanos e a Cidadania”, escrito por Dalmo Dallari e “O cidadão Invisível”, do autor Gilberto Dimenstein, além do estudo a Declaração Universal dos Direitos Humanos. “Com o seminário, tivemos a oportunidade de nos aprofundar na temática. Foi uma experiência que no convidoupara aprendermos ainda mais e entendermos todo o contexto e como ele ocorre na sociedade atual”, afirmou a vieirense Lívia Serrão. “Estudar os Direitos Humanos é de extrema importância, porque ajuda na formação de valores que levaremos para a vida”, acrescentou o estudante João Pontes.

Nas etapas anteriores, os alunos participaram de rodas de conversas e visitas a instituições, em uma ação feita com o apoio do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (SORPA). “A apresentação do cordel fez com que os alunos trouxessem os problemas e os desafios que aparecem na sociedade, além de um relato de experiência das visitas. Tudo isso nos traz uma perspectiva de esperança para que superemos algumas dificuldades no que se refere aos Direitos Humanos na atualidade”, disse a coordenadora pedagógica do 9º ano EF, prof.ª Vânia Virgens. Na terceira unidade, as turmas vão realizar a culminância, com uma ação artística de total protagonismo dos alunos, que terá como objetivo destacar a importância da paz e da esperança para a vida em sociedade.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo