The Movie Project! Crianças revelam aprendizagem bilíngue em linguagem de cinema
Projeto mobilizou estudantes do 5º ano EF do Vieira ampliando a fluência no inglês
Aprender uma nova língua é como descobrir um novo mundo. Mas, para uma criança do 5º ano do Ensino Fundamental (EF), esse mundo não pode ser feito apenas de regras e listas de verbos. Ele precisa ter cor, som e emoção. É por isso que o projeto que associa as aprendizagens de inglês à magia do cinema é um dos destaques entre as metodologias ativas adotadas pela educação bilíngue do Colégio Antônio Vieira. O “The Movie Project” mobilizou os estudantes da série desde a escolha do filme às análises interpretativas dos diálogos, aprendendo sobre os tempos verbais, linguagem formal e coloquial, abreviaturas, estruturas das frases, contextos vivenciados por países que falam a língua inglesa, entre outras aprendizagens multidimensionais, como explicam os professores.

“Os filmes já fazem parte do universo deles. São as histórias que eles amam, os heróis que admiram. Ao usá-los, não ensinamos inglês; convidamos o inglês a fazer parte do mundo deles. Este projeto nasceu do desejo de transformar o aprendizado em uma aventura. Em vez de apenas decorar palavras, eles viveram as palavras nos diálogos. Em vez de apenas escrever frases, eles criaram roteiros”, disse o teacher Ranulfo Santos. “Acendemos aquela faísca de curiosidade e mostramos que o inglês não é uma matéria, mas uma ponte para se conectar, criar e se expressar de um jeito totalmente novo. Foi sobre dar a eles a chance de não apenas assistir a uma história, mas de se tornarem os contadores dela”, completou a teacher Jaqueline Santana.
Assim, os alunos puderam absorver novas palavras naturalmente, ouvindo seus personagens favoritos; entender piadas e emoções nos diálogos, treinando os ouvidos para o ritmo do inglês; soltar a voz, sem medo de errar, enquanto dão a vida a uma cena; transformar ideias em palavras, escrevendo seus próprios roteiros e criando materiais de divulgação; aprender a ouvir o colega, a negociar ideias e a descobrir a força do trabalho em equipe, “além de sentir o frio na barriga de subir no palco e, juntos, transformá-lo em orgulho e aplausos; cuidar um do outro, ajudando quem esqueceu uma fala e comemorando o sucesso de todos; soltar o artista interior ao criar um cartaz que capture a alma do filme; brincar de ser diretor, roteirista e ator, descobrindo talentos que nem sabiam que tinham; contar sua própria versão da história, mostrando sua perspectiva única”, como frisa a equipe pedagógica.

DAS IDEIAS AO PALCO
Depois, o grande momento: a apresentação do roteiro do filme escolhido, marcando a culminância do projeto, em seis dias durante o mês de outubro, conforme a turma. “A mágica aconteceu. As palavras do roteiro começaram a ganhar voz e movimento. Momento de respirar fundo, sentir a energia da plateia e compartilhar com o público não apenas uma cena, mas toda a coragem, dedicação e alegria de aprendizagens construídas, juntos”, conclui, orgulhosa dos resultados, a coordenadora pedagógica da série, professora Isabel Cezimbra.
Confira mais fotos!
Fotos: Secom/CAV
Leia também
-
06.11.25
Às vésperas da COP 30, estudantes do Ensino Médio Noturno do Vieira aprendem mais sobre proteção ambiental em aula de campo na Coppa
Durante visita, jovens assistiram palestra técnica sobre atividades desenvolvidas pela Companhia da Polícia Militar baiana
-
06.11.25
Aulões Enem marcam semana de atividades no Vieirão
Às vésperas das provas, estudantes têm aulas direcionadas para o Exame Nacional
- 05.11.25 Em nova Carta Apostólica, Papa Leão XIV afirma que educar é promover a dignidade, a justiça e a confiança num mundo em conflito
-
04.11.25
Em excursão para Mucugê, estudantes do Vieira aliam aprendizagens multidimensionais ao lazer
Município baiano na Chapada Diamantina é referência em turismo ecológico e cultural