05.09.23

Sexta edição da ONU Colegial revela que Vieira está pronto para sediar a Intercolegial em 2024

Alunos e ex-alunos brilham como secretárias-gerais, diretores, delegados, assumindo papéis também como imprensa e staff

Sexta edição da ONU Colegial revela que Vieira está pronto para sediar a Intercolegial em 2024

Mais uma edição de superação. A VI ONU Colegial, realizada no último final de semana, de 30 agosto a 2 de setembro, reafirmou o potencial dos estudantes do Colégio Antônio Vieira na simulação de conferências das Nações Unidas. Depois de seis edições de sucesso e avanços a cada ano, o Vieira foi escolhido pela RJE para sediar a ONU Intercolegial de 2024. O projeto, adotado pela Rede Jesuíta de Educação (RJE) em todo o Brasil, é desenvolvido anualmente nas unidades, com a promoção de uma ONU Intercolegial, em caráter nacional, a cada dois anos.

“Tenho certeza que também a ONU Intercolegial, a ser sediada no Vieira, será um sucesso, contando com toda essa dedicação dos nossos estudantes para com o evento e ainda com o nosso calor humano, nossa forma leve de interagir, com um sorriso característico do povo hospitaleiro que somos”, declarou a coordenadora de Assuntos Estratégicos da ONU Colegial do Vieira, professora Léa Pontes, que anunciou, ainda na abertura do evento, a escolha do Vieira para sediar a Intercolegial no próximo ano. A notícia foi comemorada pelos estudantes que assumem na simulação importantes papéis como secretários-gerais, diretores, delegados, assumindo papéis também como imprensa e staff. 

Sessões trataram de temas contemporâneos que envolvem conflitos de interesse internacional

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

A professora Léa Pontes também ressaltou as competências e habilidades desenvolvidas pelos participantes da ONU Colegial nos dias que se seguiram em sessões realizadas até o último sábado (2). Estão entre elas autonomia, desenvolvimento da oralidade, discurso argumentativo, capacidade de escuta, criatividade, resiliência, solidariedade, resolução de conflitos, trabalho em equipe e, sobretudo, a análise crítica dos temas do tempo presente. 

“É uma iniciativa que acrescenta ainda mais valor à formação do alunado”, declarou o estudante Felipe Bulcão. Os comentários dos demais estudantes também eram nesse sentido, “Uma ação em que todos acabem se realizando de alguma forma”, “Um projeto que promove o crescimento pessoa e interpessoal”, “Um divisor de águas na minha formação”, “Muito gratificante”, afirmaram os participantes no vídeo institucional de encerramento, desenvolvido pela equipe de estudantes que atuou como imprensa na edição.

TEMAS ABORDADOS 

Na sexta edição da ONU, este ano, os estudantes debateram temas relevantes, de acordo com o perfil dos comitês nas Nações Unidas: O Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) tratou da guerra civil na Somália; o Conselho de Direitos Humanos (CDH) debateu o apartheid contra os palestinos em Israel; o Grupo dos Vinte (G20) focou no Conflito Multiétnico do Alto Carabaque: Azerbaijão e Armênia. Já o Conselho de Segurança Histórico (CSH) discutiu o atentado ao presidente da Ruanda e ameaça de genocídio´; enquanto na Câmara de Deputados do Brasil foi reconstruído toda a conjuntura da época para trabalhar a argumentação dos “deputados” acerca da crise política e econômica no Brasil e o impeachment da presidente Dilma. Ao final, como já virou tradição no evento, os estudantes que se destacaram em cada comitê, incluindo imprensa e staff, receberam menções nominais e honrosas, entregues pelas secretárias-gerais: Grazielle Oliveira e Verônica Moraes (veja lista completa abaixo).  

Profas. Léa Pontes, coordenadora de Assuntos Estratégicos; e Gigi Albuquerque, articuladora acadêmica

“São sessões que revelam o amadurecimento democrático dos estudantes e a cortesia diplomática, a partir de debates em que se se desenvolvem a argumentação e a oratória, mas também o respeito aos posicionamentos contrários”, afirmou a articuladora acadêmica do projeto, professora Gigi Albuquerque. Ela destacou ainda a participação de ex-alunos, já universitários, que voltam à escola para contribuir com suas experiências e continuar desenvolvendo habilidades que levam para a vida. Tanto a professora Gigi quanto a professora Léa ressaltaram o apoio das diretoras geral e acadêmica da escola, professoras Mariângela Risério e Ana Paula Marques, para a realização do evento. As diretoras, que participavam de um evento da RJE em São Paulo, fizeram questão de enviar mensagens de estímulo aos jovens, ressaltando o quanto o projeto traduz a proposta pedagógica do Vieira.

CONFIRA AGORA A LISTA DAS MENÇÕES NOMINAIS E HONROSAS POR COMITÊ!

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS DA VI ONU COLEGIAL!
A Intercolegial 2024 certamente também será um sucesso!!! 

Imagens: Secom/CAV, Imprensa
e Comunicação da ONU Colegial.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo