Semana Verde acontece de 25 a 29 de setembro no Vieira
A iniciativa marca o início da campanha “Lacre dá Arte”, que pretende mobilizar toda comunidade educativa
O Núcleo Ambiental do Vieira (NAV) promove entre os dias 25 e 29 de setembro a edição de 2017 da Semana Verde. O evento tem como objetivo sensibilizar toda a comunidade educativa em torno da sustentabilidade, através de diversas ações pedagógicas com alunos mediadas por professores. Outro marco dessa iniciativa é o lançamento da campanha “Lacre dá Arte”, que tem como objetivo recolher lacres de latas de alumínio para serem reutilizados pelo estilista Carlos Roberto dos Santos. Os pontos de coleta estarão localizados no Vieirinha (Pátio Aquarela) e Vieirão (Passarela da Arte e Pátio Centenário)
A coordenadora do Núcleo Ambiental, prof.º Maria Goretti Sousa, explica que a campanha de recolhimento dos lacres surgiu através de uma ideia de alunos do Ensino Médio que integram o NAV. Além da Semana Verde, a ação também se estenderá como uma prova da Gincana Recreativa do Vieirinha. “Convidamos o estilista Carlos Roberto dos Santos, que desenvolve um lindo trabalho de crochê com lacre de latinhas, para ser o nosso parceiro nesse projeto. Ele fará uma exposição com diversas peças do seu portfólio (bolsas, blusas, bonés, vestidos, etc.), na Passarela da Arte, de 25/09 a 11/10, além de uma oficina com os alunos do EJACAV, no dia 03/10”, afirma ela.
PROGRAMAÇÃO NAS SÉRIES
1º ano EF: CAMPANHA “SOMOS HERDEIROS DO FUTURO”
As questões socioambientais serão trabalhadas em sala de aula através da música “herdeiros do futuro”. A culminância da atividade será a entrega de adesivos alusivos à temática ambiental e à música pelos alunos do 1º ano EF aos que estão na 1ª série do Ensino Médio, visando conscientizá-los sobre o tema.
2º ano EF: A SEMANA DOS VIGILANTES DO AMBIENTE
A “Semana dos Vigilantes do Ambiente” consiste na escolha diária de alguns alunos de cada turma para atuarem no monitoramento, durante o horário do recreio, das atitudes dos coleguinhas em relação aos cuidados com o ambiente da escola (limpeza, cuidado com as plantas, coleta seletiva, etc.). Essa iniciativa está em consonância com o projeto “Somos o Amanhã”, que traz importantes questões ligadas à sustentabilidade para a série, que terá a sua culminância no dia 30 de setembro (clique aqui para saber mais).
3º anoEF: CARTAZES FEITOS COM SACOLA DE PAPEL (REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS)
Cada turma irá construir um cartaz com os seguintes temas:
- 4 R’s (reciclar, reutilizar, reduzir e repensar)
- Consumo da água
- Lixo
- Coleta seletiva
- Poluição
- Desmatamento
- Consumo sustentável
- Uso racional e economia de energia
- Reflorestamento
4º anoEF: RODA DE CONVERSA AMBIENTAL E TERMÔMETRO
A roda de conversa abordará importantes assuntos ligados ao lixo que produzimos no nosso cotidiano, como a reciclagem, a coleta seletiva, a preservação ambiental, além de uma discussão sobre os 4 R’s. O objetivo é provocar a reflexão e uma atitude dos alunos da série. Também será realizada a ação “termômetro do lixo” para acompanhar diariamente a quantidade produzida nas salas de aula.
5º anoEF: TANGRAM (QUEBRA CABEÇA CHINÊS)
Muito utilizado na disciplina de matemática como um recurso didático no ensino da geometria, o tangram é um quebra cabeça chinês formado por sete peças, que consiste na construção de figuras e desenhos. Pensando no cuidado com o meio ambiente, o 5º ano EF elaborou a atividade do tangram a partir de folhas de rascunho e sobras armazenadas pela escola, viabilizando, assim, o uso dos materiais reutilizados nas ações da série, além de despertar nos alunos a importância de repensar os hábitos de consumo.
6º E 7º anosEF: MEMES
A palavra “meme” refere-se à montagem de fotos com frases engraçadas que se popularizam rapidamente entre os internautas nas redes sociais – Facebook, blogs, sites, Whatsapp, etc. A frase “virou meme”, que já faz parte da vida de celebridades e pessoas comuns, também estar presente no cotidiano dos nossos alunos do 6º e 7º anos EF. Eles deverão construir, individualmente, um texto, de maneira lúdica e crítica, em língua portuguesa, utilizando o gênero digital “meme”, abordando a importância de cuidar do meio ambiente.
6º E 7º anosEF: PROJETO “HÁ FLORES EM TUDO QUE EU VEJO”
O projeto “Há flores em tudo que eu vejo”, por meio de atividades interdisciplinares, propõe criar no Colégio Antônio Vieira um ambiente no qual as imagens e sons captados pelo “olhar” de cada aluno demonstrem a sensibilidade para perceber dentro do cotidiano o sentido de tempo, realismo, simbolismo, percepção e fonte de preservação e consciência ambiental. O aproveitamento de resíduos, aliado ao estímulo da criatividade e as habilidades artísticas, visamdespertar a consciência ambiental, levando noções de aproveitamento e reciclagem de materiais. Para iniciar as atividades do projeto, acontecerá no dia 26/09 o 1º Concerto do Coral do Vieira (clique aqui para saber mais).
Leia também
-
12.10.24
VIEIRINHA 60 ANOS – Saiba mais sobre o espaço que é hoje referência para aprendizagem de crianças. Confira entrevista com Prof. Renato Barros
Inaugurada no Dia das Crianças, unidade do Vieira guarda memórias afetivas e reafirma projeto pedagógico que valoriza as potencialidades da infância
-
11.10.24
Gincana Recreativa, show de talentos, atrações circenses e musicais embalam Semana da Criança nos 60 anos do Vieirinha
Clima festivo foi estendido até o Vieirão onde jovens estudantes comemoraram ao som de bandas e DJs
-
11.10.24
Filme que narra a descoberta da vocação do escritor Jorge Amado no Vieira é selecionado para festival internacional de cinema
Curta é primeiro da série que homenageia ex-alunos ilustres do colégio
-
10.10.24
Oficinas de Futebol com IA, NFT, drones e robotics challenge marcam programação do Vieira Games
Atividades serão ministradas em parceria pela empresa especializada TecnoCraques Tech&Futebol Academy For Kids