27.09.16

Semana Ludopedagógica promove valorização da cultura soteropolitana

A edição 2016 do projeto trouxe o tema “Salvador, cultura daqui, da li, de lá”

Semana Ludopedagógica promove valorização da cultura soteropolitana

Salvador respira história e uma grande diversidade cultural. A valorização de todo esse legado marca a Semana Ludopedagógica, projeto interdisciplinar que envolve os alunos do 3º ano EF do Colégio Antônio Vieira. A edição 2016 da iniciativa aconteceu entre os dias 19 e 23 de setembro, no Vieirinha, com o desenvolvimento de diversas atividades lúdicas e dinâmicas, como as oficinas de música, história, arquitetura, entre outros temas.

Durante a Semana, os estudantes tiveram a oportunidade de aprofundar tudo que foi estudado sobre a capital baiana, utilizando a ludicidade para construir o próprio conhecimento. “Além de vivenciarem os estudos sobre Salvador, os alunos aprendem a valorizar a nossa cultura, que é tão rica e que às vezes é esquecida. A Ludopedagógica oportuniza ainda o trabalho em grupo e a vivência com alunos de outras salas”, destacou a coordenadora dos 3º e 4º anos EF, professora Eliana Fonseca.

Os estudantes participaram de atividades com quebra-cabeça, pintura, produção de máscaras, workshop de autorretrato, entre outras atividades que proporcionaram uma reflexão sobre a formação da identidade cultural soteropolitana. “Eu gostei muito, porque a estamos brincando e aprendendo”, contou a aluna Juliana de Menezes. “Eu fiz muitas oficinas e gostei e aprendi com todas”, complementou o estudante Eduardo Praciano.

Durante a oficina de música, que foi aberta aos pais, os estudantes cantaram a célebre canção “São Salvador”, composta por Dorival Caymmi. “Os alunos estudaram sobre toda cultura da Salvador e em música eles aprenderam sobre Caymmi, que traz em suas composições tudo que há de belo aqui. Conhecê-lo se faz muito importante na vida dos estudantes”, pontuou a professora de música, Letícia Lopes.

Além de proporcionar um aprendizado e a valorizar a cultura local, o projeto também promoveu uma grande possibilidade interação entre os alunos. “Todos brincaram, aprenderam e se divertiram juntos. Isso é muito importante para formação deles”, disse a mãe Iga Borba Bastinelli. “Esse momento é especial, pois traz diferentes situações para eles. Por exemplo, vi alunos tímidos que se soltaram bastante durante a apresentação e isso é muito bacana”, destacou o pai Marcelo Mota. O encerramento da Semana Ludopedagógica, realizado no dia 23 de setembro, contou com uma apresentação do Teatro Griô.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo