06.03.23

Semana dos Núcleos convida jovens estudantes para arte, ação, conscientização e solidariedade

Programação diversa apresentou as iniciativas de protagonismo estudantil do Vieira. Alunos interessados já podem se inscrever

Academia Vieirense de Letras e Arte (Avla), Núcleo Acadêmico de Incentivo ao Conhecimento (Naic), Núcleo Ambiental do Vieira (NAV), Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Minorias Sociais (Neims) e Voluntariado. São pequenas siglas que movimentam dezenas de jovens no Colégio Antônio Vieira. Nos núcleos, os estudantes do Ensino Médio exercem pleno protagonismo, discutindo temas super atuais e “fazendo acontecer” com ações, consciência e solidariedade.

Na última semana, de 26 de fevereiro a 3 de março último, os estudantes e professores que atuam como articuladores das cinco organizações promoveram a Semana dos Núcleos 2023, divulgando as rotinas e atividades desenvolvidas para os alunos que estão ingressando no Ensino Médio, assim como para aqueles que, eventualmente, ainda não participam dos projetos. Foram promovidas rodas de conversa, reuniões abertas e debates científicos, além de oficina de reciclagem, ensaio aberto e sarau, como parte de uma programação ampla, realizada nos horários de intervalo das aulas e no contraturno, à tarde.  Agora, os alunos interessados em participar dos núcleos já podem se inscrever, conforme a afinidade. CLIQUE AQUI!

Alberto, Anne Vitória e Davi conferiram as apresentações

“Foi bem legal essa semana de apresentação, mostrando aos alunos que os núcleos podem ser uma opção de atividade à tarde, inclusive como reforço dos estudos e até mesmo para promover uma socialização ainda maior dentro da escola”, declarou o aluno Alberto Nuno. Ele, particularmente, gosta muito das atividades desenvolvidas pela Avla e conferiu a apresentação do ensaio aberto, na programação da Semana dos Núcleos.

Para Anne Vitória Barbosa, os núcleos ampliam as oportunidades dos alunos se expressarem no colégio, tratando de questões que os jovens também irão lidar fora do ambiente escolar. “São atividades muito interessantes, abordando vários temas que gosto muito, como a questão das minorias sociais e às relativos ao meio ambiente, assim como a arte que é também sempre muito importante para a gente”, disse a estudante.

Para Davi Barreto gostou de ter acesso às informações por meio da Semana dos Núcleos. “Vimos que eles discutem e atuam com vários temas que são trabalhados na faculdade, ajudando também a nos posicionarmos no presente e no futuro”, afirmou.

Professores que atuam como articulares dos núcleos também participaram

“A Semana dos Núcleos 2023 foi muito esperada por todos do Ensino Médio do Vieira, conseguindo ultrapassar toda e qualquer expectativa, com muita participação, tanto dos membros dos núcleos quanto daqueles que estavam conhecendo todos esses projetos que dão mais vida à nossa escola”, avaliou a aluna Ana Clara Monteiro, que já integra o Naic. “A Semana abriu espaço para que os alunos não só aprendessem mais sobre sobre o protagonismo estudantil no Vieira, mas para que pudessem desenvolver novos conhecimentos que ultrapassam a sala de aula, com oficinas e debates, expandindo, assim, nosso repertório e possibilitando a prática de argumentação e oratória”, completou.

Com o Novo Ensino Médio, a participação nos núcleos de protagonismo estudantil do Vieira passa agora a contar como crédito curricular. As atividades e experiências realizadas ao longo do ano ainda se refletem na ampliação do conhecimento para a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares.

Vamos ver mais fotos?
Fotos: Secom/CAV.