Salão Anísio Teixeira é inaugurado integrando espaços de aprendizagem do Vieira
Colégio dá nome de ex-aluno ilustre ao antigo salão de eventos que agora conta com hall cultural sobre a vida e a obra do educador
Ex-aluno ilustre do Colégio Antônio Vieira, o educador Anísio Teixeira (1900-1971) está sendo homenageado pela instituição. O colégio batizou, esta semana, um salão de eventos (o antigo Salão C) com o nome dele e inaugurou um hall cultural com fotos e textos que retratam um pouco da vida do estudante Anísio e sua representatividade para a história da Educação no Brasil. Com projeto assinado pelo arquiteto Gabriel Magalhães, ilustração do artista plástico Rildo Foges e acervo de imagens do Vieira e da Fundação Anísio Teixeira, o espaço passa a integrar os ambientes de aprendizagem do Vieira, servindo também de inspiração às novas gerações de estudantes e educadores.
“Ao pensar a educação para todos, como um direito, Anísio Teixeira tornou-se um grande referencial para todos nós, e este espaço é exatamente para concretizar a sua importância como inspiração para a nossa escola, sabendo que ele bebeu dessa fonte que é a educação jesuíta, a formação oferecida pelos colégios da Companhia de Jesus, e que foi, profundamente, marcado e influenciado por ela, principalmente no seu humanismo, um humanismo social voltado para os mais pobres”, destacou a diretora-geral do Vieira, professora Mariângela Risério, agradecendo também a contribuição de todos os profissionais do colégio que se envolveram no projeto.
A diretora-geral do Vieira a cortou a fita inaugural do novo hall cultural juntamente com a coordenadora de Projetos Culturais do Vieira, professora Sálua Chequer. Já a diretora administrativa, Juliana Argolo, e o diretor de Gestão de Pessoas, professor Sérgio Silveira, descerraram a placa alusiva à data. No ano passado, o Colégio publicou no portal uma série especial, com reportagem e entrevistas com especialistas, como parte das celebrações pelos 120 anos de nascimento do educador.

PARA CONHECER MAIS
A Biblioteca do Vieira tem um vasto acervo sobre o ex-aluno ilustre. O espaço hoje pode também ser visitado no modelo on-line (pela plataforma Moodle, com acesso restrito aos alunos) que permite, inclusive, um tour virtual pelo Centro de Memória Anísio Teixeira – instalado na Casa Anísio Teixeira, onde o educador morou em sua terra natal, Caetité, no interior baiano. O espaço é administrado pela Fundação Anísio Teixeira, presidida pela família do educador.
Em Salvador, o Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Avenida Paralela, é um órgão estadual voltado para a formação de professores da rede pública, entre outras atividades. Já no bairro da Caixa D’Água, mantém-se em atividade o Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, concebido por Anísio para ser modelo de educação integral no ensino público. No mesmo bairro também funciona o Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Anísio Teixeira, que era o antigo Centro Integrado de Educação Anísio Teixeira, considerado uma das melhores escolas públicas das décadas de 1970 e 1980.
Confira agora a galeria com fotos da inauguração do Salão Anísio Teixeira!
Fotos: Secom CAV
Leia também
- 05.12.25 Listas de livros, materiais e planos de execução 2026
-
05.12.25
10ª Mostra CAV de GR encanta com 'O Mágico de Oz'
Alunas da Ginástica Rítmica do Colégio Antônio Vieira revelaram evolução em movimentos e técnicas
-
04.12.25
Ludicidade e diálogo multicultural marcam atividades da educação bilíngue no Vieira
Aprendizagem do inglês em 2025 se deu de forma fluída com atividades que mobilizam crianças e adolescentes
-
03.12.25
Em ano de COP 30 no Brasil, VIII ONU Colegial do Vieira dá exemplo de diplomacia e aprendizagens múltiplas
Evento, realizado de 24 a 28 de novembro, reuniu estudantes em simulação de conferências das Nações Unidas