10.08.21

Saiba como é feita a mobilização dos conhecimentos do Ensino Fundamental para o Médio no Vieira. Prof. Zelão explica!

Responsável pela articulação pedagógica do Fundamental Maior e do Médio no Colégio, educador abordou tema em reportagem da Editora Palavras

Saiba como é feita a mobilização dos conhecimentos do Ensino Fundamental para o Médio no Vieira. Prof. Zelão explica!

Doutor em Educação, historiador e integrante do Grupo de Pesquisa em Currículo e Formação da Universidade Federal da Bahia (Formacce-Ufba), o professor José Teixeira Neto, mais conhecido como “Prof. Zelão” (foto), é responsável no Colégio Antônio Vieira pela coordenação Pedagógica da 2ª série do Ensino Médio e pela Articulação Pedagógica do Fundamental Maior e do Médio. Este mês, ele foi destaque em reportagem especial do blog da Editora Palavras, especializado em Educação. O tema abordado foi a mobilização dos conhecimentos do Ensino Fundamental para o Médio, permitindo ao educador expressar também um pouco de como se dá esse processo no Vieira.

Se, no Ensino Fundamental, o estudante começa a criar bases para a sua autonomia e emancipação enquanto indivíduo; no Ensino Médio, é a vez da consolidação dessa característica de sua personalidade. Segundo Teixeira Neto, as séries finais do Ensino Fundamental devem estruturar pontes  para a realização de travessias e, sobretudo, para a produção de metodologias e currículos que acolham juventudes e seus protagonismos.

Conforme a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o Ensino Médio é a fase da Educação Básica em que os jovens se tornam protagonistas de seu próprio processo de escolarização, “reconhecendo-os como interlocutores legítimos sobre currículo, ensino e aprendizagem”, conforme aponta a Base em sua apresentação sobre o Ensino Médio. É nesse momento que ocorre, também, a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, um grande desfecho para a jornada do estudante na Educação Básica.

Ao realizar o trabalho com os aprendizes no Ensino Médio, o professor deve, desse modo, continuar com os conhecimentos adquiridos previamente. “Entretanto, as abordagens dos conteúdos devem ser feitas de forma mais abrangente, com mais flexibilidade”, afirma Teixeira Neto.


Clique abaixo e leia a íntegra da reportagem da Editora Palavras!

Imagens: Editora Palavras e Secom/CAV

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