Sacramentos da Primeira Eucaristia e Crisma mobilizam comunidade vieirense em torno da fé
Após se prepararem durante a catequese, iniciada no mês de março, cerca de 280 alunos do 5º e 6º ano EF receberam o sacramento da Eucaristia, em missas realizadas no Santuário Nossa Senhora de Fátima
Após se prepararem durante a catequese, iniciada no mês de março, cerca de 280 alunos do 5ºe 6ºano EF receberam o sacramento da Eucaristia, em missas realizadas no Santuário Nossa Senhora de Fátima, nos dias 27/09, 04/10, 11/10, 28/10 e 25/10. As celebrações, presididas pelos padres Eduardo Henriques, SJ, e Leonel Gomes, SJ, reuniram familiares e funcionários do Vieira.
A preparação para os sacramentos e a organização da liturgia foi conduzida pelo Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (SORPA) com o intuito de oferecer meios para que o aluno possa fortalecer a fé e os valores cristãos. “A Primeira Eucaristia é o ápice da Igreja. É um momento fundamental e que nós fazemos com muita alegria. Durante a caminhada, as crianças conhecem a pessoa de Jesus e desenvolvem a amizade com Ele”, comentou o coordenador do SORPA, prof. João Ramiro.
As crianças traduziram nas palavras a importância do sacramento em suas vidas. “Foi muito legal. Eu recebi a Eucaristia, que é o corpo de Jesus, e agora posso seguir a religião católica mais fortemente”, destacou o aluno Carlos Eduardo Santos. “A Primeira Eucaristia, para mim, tem um significado muito importante. Eu recebi Jesus na minha vida e vou seguir o caminho certo”, completou Anna Luiza Cardoso.
Confirmação da fé
No dia 07/11, cerca de 150 pessoas, entre estudantes do Ensino Médio, pais, funcionários e alunos do EJACAV, receberam o sacramento da Crisma, que marca a maturidade cristã. A celebração aconteceu no Santuário Nossa Senhora de Fátima e foi presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.
O prof. João Ramiro destacou a importância do sacramento para a caminhada cristã. “A Crisma é a confirmação de todo o processo do cristão na Igreja. É, de fato, a vinda do Espírito Santo, como Jesus disse após a ressureição: ‘Descerá sobre vós o Espírito Santo, vos dará forças, e sereis minhas testemunhas’. Esse momento para o crismando representa o reconhecimento de que recebe de Deus esse Espírito e se torna Sua testemunha em qualquer lugar”, disse.
As celebrações deste ano ficarão para sempre na memória de uma família vieirense. O pai, Edmilson Rios, recebeu os sacramentos do Batismo, Primeira Eucaristia e Crisma, enquanto sua esposa, Ana Elisa Rios, recebeu a primeira comunhão e foi crismada. Segundo ele, a decisão familiar teve como ponto de partida um convite feito pelo seu enteado, o aluno Sergio Oliveira – que também fez a primeira comunhão. “Ele me chamou para ser padrinho de batismo dele, o que me fez tomar a decisão pelo batismo também. Comecei a frequentar as aulas e o meu professor de catequese, Vitor, se tornou um amigo. Aos poucos, me deixei envolver por esse despertar religioso. A fé preencheu o vazio que existia e só percebemos quando entramos de cabeça no processo”, destacou.
Leia também
-
07.11.25
PRONTO PARA VOAR – Terceirão do Vieira homenageia profissões em Dia de Descontração antes do Enem
Iniciativa contribuiu para eliminar eventuais dúvidas e tensões antes do Exame Nacional do Ensino Médio
-
07.11.25
Natal com identidade cultural marca culminância do projeto 'Nordeste: Nossos Jeitos de Ser, Viver e Cuidar'
Momento celebrou, com música e arte, aprendizagens interdisciplinares sobre a região
-
07.11.25
Em clima de nova etapa do projeto de vida, Terceirão do Vieira é homenageado com flores pelas famílias
Ação organizada pela equipe pedagógica permitiu aos pais buscar filhos na sala de aula como nos primeiros dias de ingresso na escola
-
06.11.25
Às vésperas da COP 30, estudantes do Ensino Médio Noturno do Vieira aprendem mais sobre proteção ambiental em aula de campo na Coppa
Durante visita, jovens assistiram palestra técnica sobre atividades desenvolvidas pela Companhia da Polícia Militar baiana