28.08.20

Rodas de conversa do projeto Contando e Cantando o Recôncavo encantam alunos e famílias

Personalidades da região, como a escritora Mabel Velloso, participaram de ação pedagógica do 4º ano EF

Relatos de personalidades cativantes que ampliaram ainda mais o interesse das crianças pela cultura regional. A etapa de roda de conversas on-line do projeto Contando e Cantando o Recôncavo, destinado aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Antônio Vieira, encantou não só os estudantes, mas também as famílias. “Que momento maravilhoso. O Vieira está de parabéns!”, disse Pollyanna Santana, mãe do aluno Pedro. Trabalhando em casa em home office, ela não resistiu e acabou assistindo um pouco a roda de conversa que teve como convidada a escritora Mabel Velloso.

Natural de Santo Amaro, Mabel Velloso, cujo nome batiza o auditório do Vieirinha, falou sobre a cidade natal, “em um papo tão leve com as crianças que todos pareciam ter a mesma idade”, como descreveu a mãe de Pedro. O estudante também gostou muito da roda de conversa, em um sentimento compartilhado pelos alunos de todas as dez turmas do 4º ano, nos turnos matutino e vespertino. Cada uma contou com um convidado especial de cidades diversas do Recôncavo. Assim como Mabel, todos contribuíram com narrativas envolventes para que as crianças aprendessem sobre aspectos culturais da região.

A escritora Mabel Velloso foi uma das convidadas das rodas de conversa on-line. O aluno Pedro, na primeira foto, gostou da iniciativa.

APRENDENDO JUNTOS

Teve família que não só assistiu como também participou diretamente do projeto. Isto porque muitas das personalidades regionais convidadas para as rodas de conversa também tinham uma relação especial com o Vieira e logo aceitaram discorrer sobre aspectos curiosos das cidades onde nasceram ou vivenciaram ótimas experiências. Foi, por exemplo, o aposentado Gerson Pereira, avô de um dos alunos, quem deixou todos encantados, no encontro on-line, ao falar sobre as histórias e belezas de Itaparica – tema também da gratificante narrativa feita pela psicopedagoga Daiana Bulhões, em outra turma. A paradisíaca Saubara, por sua vez, foi apresentada pelas palavras do médico José Caribé, também avô de aluna do Vieira.

O município de Nazaré das Farinhas e sua famosa Feira de Caxixis, entre outras singularidades locais, foram tema de duas rodas de conversa: uma, com a participação do empresário Fábio Lemos, pai de aluna; e em outra, com o músico Heron Penine. Os principais encantos de Salinas da Margarida foram revelados aos alunos por Neli Guimarães, professora da série, mas que atuou como convidada especial do projeto em outra turma. Já a professora do Programa Bilíngue do Vieira, Jaqueline Santana, foi a convidada da turma da “Pró Neli” para falar de Cachoeira (importância para a história da Independência, pratos típicos, feira literária e outras peculiaridades). Mestre em História e Geografia, a hoje aposentada professora Maria Celuta Vilas Boas, que já atuou por muitos anos no Colégio, foi a convidada de honra em outras duas rodas. Ela falou sobre Salvador, também deixando os alunos impressionados com a riqueza histórica e cultural da cidade onde moram.

DO RECÔNCAVO PARA O MUNDO

“O projeto Contando e Cantando o Recôncavo nasceu do desejo de encantar os estudantes, levando-os a resgatar a nossa cultura, possibilitando, desta forma, a valorização da história do povo baiano”, diz a coordenadora pedagógica do 4º ano do Ensino Fundamental (EF), a professora Eliana Fonseca. Ela explica que, pela proposta pedagógica do projeto, “os alunos têm a oportunidade de conhecer os aspectos geográficos, o padroeiro, as manifestações culturais, as atividades econômicas e a culinária de algumas cidades do Recôncavo Baiano, bem como a importância delas na luta pela Independência do Brasil, na Bahia”. Desenvolver cidadãos para uma atuação global, mas que reconheçam os princípios essenciais de uma formação integral que também valoriza a riqueza cultural de suas raízes é um dos propósitos da educação jesuíta oferecida pelo Colégio Antônio Vieira.

Confira agora a galeria de fotos das rodas de conversa em todas as turmas!

Fotos: Arquivo pessoal e Setor Pedagógico