20.11.20

Rodas de conversa do Movimento Direitos Humanos conta com parceria das famílias

Pais e responsáveis participam de última etapa do projeto que promove a conscientização e o protagonismo dos alunos

Rodas de conversa do Movimento Direitos Humanos conta com parceria das famílias

Como parte da última etapa do Projeto Transdisciplinar Movimento Direitos Humanos (MDH), as turmas do 9º ano do Ensino Fundamental (EF) do Colégio Antônio Vieira deram início, esta semana, à série de rodas de conversa on-line com pais e responsáveis que atuam na área (foto acima). As famílias foram convidadas a participar da iniciativa, por meio da partilha de conhecimentos, estudos e experiências sobre as temáticas refletidas pelos estudantes. A proposta também estimula o protagonismo dos alunos, na medida em que cada turma fica responsável em organizar o evento, providenciando os palestrantes e se preparando para atuar como anfitriões e debatedores.

“A finalidade deste trabalho é compartilhar reflexões e pesquisas sobre a Educação em Direitos Humanos, intercalando os subtemas trabalhados, a partir do livro Direitos Humanos e Cidadania, de Dalmo Dallari”, explica a coordenadora pedagógica da série, professora Vânia Virgens. “As rodas de conversa também proporcionam momentos de integração, debate e troca de informações, a partir de diversas experiências que têm contribuído, valorosamente, para a consolidação da aprendizagem, promovida durante as três etapas do projeto”, diz. A orientadora educacional, a psicopedagoga Nádia Monteiro, destaca ainda o estímulo ao exercício da cidadania, como um dos aspectos integrantes da Pedagogia Inaciana, “em que o contexto, a experiência, a ação e a reflexão são pilares que compõem a formação”, como assinala.

A coordenadora pedagógica, professora Vânia Virgens, destaca conjunto de ações, a partir dos subtemas trabalhados no livro de Dalmo Dallari

TEMAS EM DESTAQUE

A programação, com a explanação dos convidados especiais e interação com os estudantes, foi iniciada na última segunda-feira (16) com a apresentação da assistente social Mirela Maciel que falou sobre o tema “Direito de Ser Pessoa”. No mesmo dia, a profissional de Serviço Social, Mônica Paiva, abordou o “Direito de Receber os Serviços Públicos”. Na terça-feira (17), a fisioterapeuta e professora universitária Fabiana Palma discorreu sobre “Saúde: Bem-estar Físico, Psíquico e Social”. Em outra turma, a economista e servidora do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Ana Carina Maia, abordou o “Direito ao Trabalho em Condições Justas”.

Todas as famílias dos alunos do 9º ano EF foram convidadas a assistir as palestras, acompanhando as transmissões pela mesma plataforma em que os estudantes têm as aulas remotamente (Teams). As orientações detalhadas foram enviadas por e-mail. Na próxima semana, as rodas de conversa serão retomadas, com a seguinte programação, a depender da turma e turno:

Dia 23/11 (segunda-feira)

7h50 às 8h40 – Direito de Participar do Governo –  Palestrante: Alexandre Silveira, administrador e funcionário do Polo de Camaçari

15h30 às 16h20 – Saúde: Bem-Estar Físico, Psíquico e Social – Palestrante: Anamélia Franco – psicóloga e doutora em Saúde Pública

Dia 24/11 (terça-feira)​

9h às 9h50 – Meio Ambiente Sadio: Cultivar e Guardar a Criação – Palestrante: Márcia Mara Marinho, doutora em Ciências Ambientais e professora de Mestrado em Meio Ambiente

Dia 25/11 (quarta-feira)

7h50 às 8h40 – Direito à Educação – Palestrante: Amanda Neves, bacharel em Direito, formada em Letras e mestre em Linguística

14h20 às 15h10 –Direito à Educação – Palestrante: Rodrigo Jonhsson, doutor em Zoologia e professor universitário

10h30 às 11h20 – A Infância e os seus Direitos – Palestrante: Diana Jucá, bacharel em Direito e sócia de escritório de advocacia

Fotos: acervos pessoais