Roda de conversa do Ensino Médio Noturno discute reforma da Previdência
A atividade contou com a participação de convidados e permitiu um importante debate de ideias sobre o tema
Reflexões sobre cidadania mobilizaram os alunos do Ensino Médio Noturno durante o projeto Roda de Conversa, que na sua segunda edição debateu a reforma da Previdência. O encontro, ocorrido no dia 17 de julho, contou com a participação dos advogados Joana Rodrigues, Humberto Gustavo e Ilton Leão.
A professora Cida Boaventura realizou a abertura do evento. Ela explicou que a Roda de Conversa dialoga com as metodologias ativas trabalhadas no Vieira, em que o aluno é o protagonista de todo processo de aprendizagem. “Ano passado, tivemos discussões muito importantes sobre políticas públicas voltadas para a mulher e, em 2019, as turmas escolheram discutir a reforma da Previdência. É um tema difícil, mas a gente fica muito feliz com a responsabilidade”, destacou.
Os convidados realizaram palestras individuais sobre a reforma da Previdência e posteriormente formaram uma mesa, a fim de tirar as dúvidas dos participantes. “Precisamos amadurecer essas mudanças e entender como ela vai impactar nas nossas vidas. É necessário também entender qual é o nosso papel e a nossa possibilidade de atuação nesse cenário”, ressaltou o advogado Humberto Gustavo.
A segunda edição do projeto Roda de Conversa, que lotou a Sala de Arte Sálua Chequer, serviu como uma motivação para que os alunos do Ensino Médio Noturno busquem cada vez mais estar sintonizados com os principais temas da atualidade. “Eu acho muito importante a gente ter esse momento porque é o contato com alguém que está no mercado de trabalho. Além de gerar conhecimento, esse debate nos traz uma visão mais crítica”, disse o aluno Guilherme Ferreira.
Leia também
-
04.09.26
Jornada da Juventude Vieirense mobiliza adolescentes em ação de crescimento espiritual
Originalmente pensado para os jovens crismandos, evento em segunda edição também alcança estudantes interessados do 9º ano EF à 3ª série EM
-
04.09.26
EDUCAÇÃO INFANTIL – Que tal construir o futuro brincando? Confira reportagem especial!
Matéria publicada na edição 2026 da revista VIEIRA+ e no portal da Rede Jesuíta de Educação
-
03.09.26
Crianças despertam interesse sobre resenha crítica em sessão especial no Cine Glauber Rocha
Aprendizagens sobre gênero textual fazem parte das ações pedagógicas do 3º ano EF no Colégio Antônio Vieira
-
03.09.26
VIEIRINHA – Projetos interdisciplinares valorizam cultura regional e da infância
Ações, como 'Criançando', 'Bahia: encantos em cada canto' e 'Brinquedos da cultura popular' envolvem crianças desde a Educação Infantil