Menu
Logo do site
Logo do site
21.07.25

Reflexões sobre vida cristã na atualidade marcam Simpósio de Espiritualidade Inaciana em Salvador

Uma segunda edição do evento, promovido pela Rede Servir, será realizada de 1º a 3 de agosto em Itaici (SP) 

Reflexões sobre vida cristã na atualidade marcam Simpósio de Espiritualidade Inaciana em Salvador

Viver a espiritualidade inaciana saindo de um contexto de cristandade, que marcava a sociedade há cerca de 40 anos, para os desafios do mundo atual, em que até se questiona a fé cristã. Esta foi a tônica das conferências do Pe. Rossano Zas Friz de Col, SJ, no III Simpósio de Espiritualidade Inaciana, promovido, pela Rede Servir, neste fim de semana (19 e 20), em Salvador (BA). Foi a primeira edição presencial do evento, que também será realizado, de 1 a 3 de agosto, em Itaici (SP).

Professor de Teologia na Universidade Pontifícia Comillas (Espanha), o palestrante enfatizou o quanto é preciso valorizar a experiência, colocando em prática os propósitos inacianos, para além das concepções teóricas, a fim de que a espiritualidade inaciana possa, de fato, dar sentido a uma vida cristã inaciana.

O evento, realizado no Colégio Antônio Vieira (CAV), reuniu jesuítas, religiosas e leigos que atuam nas obras da Companhia de Jesus no Brasil ou que participam de grupos ou atividades que vivenciam o carisma inaciano em suas realidades.

Os participantes vieram de diversas regiões e cidades do país, como Brasília (DF), Russas (CE), Belo Horizonte e Almenara (MG), João Pessoa (PB), Cachoeiro de Itapemirim (ES), Fortaleza (CE) e Aracaju (SE). Da Bahia, vieram pessoas de Valença, Vitória da Conquista, Feira de Santana e Salvador. A animação do Simpósio ficou por conta do Grupo Oração pela Arte (OPA).

REFLEXÕES SOBRE A ESPIRITUALIDADE INACIANA

“Buscamos refletir sobre um processo que tem nos levado à ‘secularização da interioridade’ e os pressupostos antropológicos para dar resposta a essa nova situação que nos encontramos, de maneira que possamos ter uma atitude dialogante, mas a partir de nossa tradição inaciana”, declarou Pe. Rossano, que conduziu os trabalhos nos dois dias de evento. 

O jesuíta abordou os temas “Vida Cristã hoje: o que está acontecendo e como entender?” e “Da Espiritualidade Inaciana à vida cristão inaciana”. O jesuíta também autografou seu mais novo livro “Vida Cristã Inaciana: novo paradigma para a pós-cristandade”, distribuído aos participantes no início do Simpósio. O evento ainda contou com a palestra, por vídeo, de Pe. Andrés Hernández, SJ, diretor de pastoral da Pontifícia Universidade Javeriana (Colômbia). Além de sua experiência na pastoral universitária, ele partilhou sobre as dez lições para promover uma pastoral que faça sentido para os jovens, a partir do tema “Orar, conversar e discernir juntos: o caminho para a pastoral juvenil e universitária sinodal”.  

À frente do evento, o Pe. Laércio de Lima, SJ, secretário para Colaboração, Fé e Espiritualidade da Província dos Jesuítas do Brasil, agradeceu ao grupo de trabalho organizador e à acolhida do Colégio Antônio Vieira. Ele ressaltou a proposta do Simpósio de promover reflexões sobre a importância da espiritualidade inaciana: “Santo Inácio já dizia ‘O amor deve ser posto mais em obras que em palavras’. Então, o simpósio tem essa função: nos lembrar quem somos desde a essência, que Jesus se encarnou, tomou carne, tomou corpo. E nós, como corpo, como gente, como humanos, precisamos trazer para a nossa vida, para os nossos gestos, essa vida cristã inaciana. Portanto, nossa orientação mais profunda é essa unidade com Cristo, ou seja, quanto mais perto de Jesus, mais cristãos seremos”, frisou. 

JUVENTUDE

O Pe. Tomé Pacheco, SJ, secretário para Juventudes e Vocações da Província dos Jesuítas, também esteve presente no Simpósio para conduzir um momento de ressonâncias da conferência do Pe. Andrés. Ele enfatizou o quanto foi significativo incluir a juventude nas reflexões propostas. “A relevância para o mundo da juventude se dá até pelo próprio tema do simpósio, que é a identidade cristã na contemporaneidade. Pensar o nosso tempo é repensar a nossa identidade como cristãos, seja no âmbito da juventude, seja no âmbito da maioridade, já que atualmente a gente precisa de horizontes, para que no meio de uma pluralidade, de uma universalidade tão grande, nós possamos ter algumas chaves de leitura da nossa própria realidade, da nossa própria identidade, nesse caso, iluminados pela espiritualidade inaciana”, afirmou. 

O Pe. Emmanuel Araújo, SJ, assistente espiritual do CAV, fez uma oração no início do Simpósio pedindo discernimento para as atividades do evento, que teve como mestre de cerimônias o jesuíta Jefferson Spindola, que reside em Salvador. O Coordenador do Núcleo Apostólico da Bahia, Pe. Jean Fábio Santana, SJ, ressaltou a importância de fortalecer as ações de formação que envolvam as obras da Companhia de Jesus no Norte e Nordeste.  

O diretor do Colégio Antônio Vieira, professor Sérgio Silveira, também destacou a “alegria de receber o simpósio” na Bahia. “Para nós do Colégio Antônio Vieira, como obra da Companhia de Jesus, é uma alegria muito grande poder receber esse evento. Como todas as obras jesuítas, acreditamos que a espiritualidade inaciana tem respostas contundentes e eficazes para os desafios dos novos tempos. Que a espiritualidade inaciana possa sempre nos dar frutos, apontando caminhos concretos, seguros e serenos para encontrarmos soluções para as demandas que nos afetam no nosso dia a dia”, concluiu. O coordenador da Formação Cristã do Vieira, professor João Ramiro, também participou do evento, entre outros pastoralistas, professores e colaboradores não-docentes da instituição.

Veja mais fotos do evento!

Fotos: Secom/CAV
Fontes: Rede Servir e CAV
.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo