17.05.18

Rede Jesuíta promove simpósio sobre currículo e inovação

O evento será realizado no Colégio Loyola (MG), entre os dias 16 e 18 de maio.

Rede Jesuíta promove simpósio sobre currículo e inovação

O Colégio Loyola sedia, no período de 16 a 18 de maio, o I Simpósio da Rede Jesuíta de Educação (RJE). O tema central do encontro é “Currículo e Inovação”. A programação inclui a realização de dez oficinas oferecidas por unidades e escolas jesuítas, palestras e mesas-redondas com especialistas no assunto. Além da presença de nomes de peso do cenário educativo brasileiro e da América Latina, a previsão é de que participem mais de 120 educadores. É importante ressaltar, também, a presença de representantes dos estudantes de todas as escolas inscritas. O evento será transmitido pelo YouTube.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O LINK DE TRANSMISSÃO DO EVENTO

O Simpósio marca o aniversário de 75 anos do Colégio Loyola e terá início com a inauguração dos novos espaços de aprendizagem Pe. Kolvenbach SJ, na noite de quarta-feira. Na quinta-feira, a palestra “Currículo nas referências da Companhia de Jesus”, com Vilma Inés Reyes, conferencista licenciada em Filosofía e Historia, e OlgaIrene León Miranda, coordenadora acadêmica do Colégio Liceo Xavier, daGuatemala, abre as atividades do dia. Estão previstas uma oficina sobre “Metodologias ativas”, com Lilian Cassia Bacich, doutora em Psicologia Escolar, e José Manuel Moran, pesquisador e escritor, e outras dez oficinas sobre temas variados, propostas por educadores da Rede.

Nesse mesmo dia, outro importante tema estaráem pauta: “Base Nacional Comum Curricular e Formação de Professores”. A mesa-redonda contará com a participação da professora e consultora Guiomar Namo de Mello e do professor José Francisco Soares (Chico Soares). Na sexta-feira, além da reedição das oficinas, a atração fica por conta da palestra sobre “Legislação Brasileira, possibilidades para inovação”, com o professor e pesquisador Carlos Roberto Jamil Cury.

Currículo na RJE

Desdesua estruturação em 2014, a Rede Jesuíta de Educação (RJE) tem caminhado no sentido da atualização da proposta pedagógica da Companhia de Jesus no Brasil. O Projeto Educativo Comum (PEC), lançado em 2016 e em implantação nas unidades da RJE, é expressão desse trabalho. Num contexto de desafios e possibilidades, surge também a necessidade de um documento norteador, para os colégios e escolas, acerca do currículo. Nasce o Grupo de Trabalho (GT) “Currículo: Concepção e Inovação”. Em um primeiro momento, o grupo de educadores de todo o Brasil aprofundou o estudo sobre referenciais teóricos nesse campo e desenvolveu pesquisas e mapeamentos sobre concepções e práticas curriculares em vigor na RJE.Como resultado do trabalho do grupo, surgiu a proposta de ampliar o debate a partir de um simpósio da Rede Jesuíta de Educação: “Currículo e Inovação”.

Participação estudantil

Buscando garantir a diretriz estabelecida pelo Projeto Educativo Comum, que pressupõe o aluno como centro do processo de aprendizagem, no que se refere ao desenvolvimento pleno do sujeito, o I Simpósio da RJE não poderia ser concebido sem a participação ativa dos estudantes. Eles estarão presentes não só nas atividades oferecidas na programação, apresentando seus questionamentos e proposições para a RJE, mas também na organização e preparação prévia do encontro. Também terão papel fundamental na acolhida e ambientação dos pares das escolas visitantes.

Confira a programação completa e o resumo das oficinas

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo