Rede Jesuíta de Educação lança Programa de Formação Contínua
Cursos de Mestrado e Especialização serão ministrados na universidade Unisinos (RS)
Apreocupação da Rede Jesuíta de Educação (RJE) em capacitar os educadores em novos horizontes teórico-práticos e no conhecimento da proposta pedagógica jesuítica se consolidou no Programa de Formação Contínua. No final de agosto foram assinados dois convênios com o programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos, em São Leopoldo (RS), instituição jesuíta que pela terceira vez consecutiva conquistou a posição de melhor graduação privada do Brasil.
A construção dos cursos se deu entre diretores acadêmicos dos Colégios e Universidade, sendo celebrados entre o Delegado para a Educação Básica, P. Mário Sündermann, e o Pró-Reitor Acadêmico da Unisinos, P. Pedro Gilberto Gomes (foto). A parceria já está frutificando no Colégio Antônio Vieira com a seleção de educadores para as turmas de Mestrado. O curso de Especialização em Educação Jesuítica visa qualificar e capacitar os profissionais de diversos setores do Colégio na identidade e missão dos colégios jesuítas e na tradição educativa jesuíta.
Tanto o Mestrado quanto a Especialização são cursos validados pelo Ministério da Educação (MEC).Para o diretor acadêmico do Colégio Medianeira (PR), Fernando Guidini, aliar a formação acadêmica universitária aos estudos desenvolvidos localmente, propicia nova significação aos processos formativos e certificação destes estudos. “Termos educadores portadores de aprendizagens pertinentes, sistematizadas via pesquisa, é prerrogativa para o exercício de uma prática pedagógica com qualidade em uma presença apostólica da Companhia de Jesus”, explica.
Voltar aos “bancos da escola” é uma oportunidade para que os professores tenham novas experiências e vivências, com foco na Aprendizagem Integral. Na visão de Guidini, o aluno só é capaz de tornar-se um sujeito consciente, competente, compassivo e comprometido por meio da excelência humana e acadêmica que, por sua vez, é consequência do aperfeiçoamento constante do educador. Por isso, é importante que profissionais docentes e não docentes estejam atualizados e atentos às práticas pedagógicas, suas aplicações e desenvolvimentos dentro e fora da sala de aula.
Com informações: Comunicação Colégio Medianeira
Leia também
- 05.12.25 Listas de livros, materiais e planos de execução 2026
-
05.12.25
10ª Mostra CAV de GR encanta com 'O Mágico de Oz'
Alunas da Ginástica Rítmica do Colégio Antônio Vieira revelaram evolução em movimentos e técnicas
-
04.12.25
Ludicidade e diálogo multicultural marcam atividades da educação bilíngue no Vieira
Aprendizagem do inglês em 2025 se deu de forma fluída com atividades que mobilizam crianças e adolescentes
-
03.12.25
Em ano de COP 30 no Brasil, VIII ONU Colegial do Vieira dá exemplo de diplomacia e aprendizagens múltiplas
Evento, realizado de 24 a 28 de novembro, reuniu estudantes em simulação de conferências das Nações Unidas