19.07.23

Quinze alunos do Vieira estão na final da ONHB, olimpíada de conhecimento da Unicamp​

Estudantes embarcam para Campinas em agosto para a competição sobre História do Brasil​

Quinze alunos do Vieira estão na final da ONHB, olimpíada de conhecimento da Unicamp​

Quinze estudantes do Colégio Antônio Vieira, divididos em cinco equipes, embarcam em agosto para Campinas, em São Paulo, para a grande final da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), promovida pela Unicamp. Após vencerem seis etapas on-line da competição, as equipes vieirenses, com três alunos cada, vão agora disputar as medalhas da competição com 340 grupos de todo o país, em uma edição que teve um número recorde de inscritos: 30,5 mil equipes de todos os estados brasileiros. 

Com o objetivo de testar conhecimentos de estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 1ª à 3ª série do Ensino Médio, a ONHB é realizada pela Unicamp, em parceria com a Associação Nacional de História (Anpuh), contando com a participação de docentes universitários, alunos de graduação, mestrandos e doutorandos. A prova final presencial da edição 2023 será realizada no dia 26 de agosto, na sede na universidade paulista. No dia 27, haverá a cerimônia de premiação.

O Vieira é novamente destaque na ONHB tendo agora como finalistas uma equipe do 9º do Ensino Fundamental (EF), outra da 1ª série do Ensino Médio e três da 2ª EM. “Com as cinco equipes classificadas, o nosso colégio iguala-se ou supera, sozinho, a quantidade de trios classificados por 18 estados, um importante feito diante de uma das edições mais concorridas da Olimpíada”, frisa o professor de História Thiago Palma (ao centro na foto), orientador oficial das equipes vieirenses. Ele agradece apoio que tem tido de monitores (ex-alunos que participaram de edições anteriores) e da professora Gleide Leal (de Redação e Gramática) que também deu dicas para a elaboração da parte escrita.

PARA ALÉM DA HISTÓRIA

A participação na ONHB envolve equipes formadas por um professor de História e três alunos estudantes. As provas preveem questões de múltipla escolha e realização de tarefas. O conteúdo apresentado nas questões permeia, além da História do Brasil, assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades etc. “Este ano a temática geral trabalhada foi a questão indígena no Brasil. Foram feitos inúmeros desafios e, muito provavelmente, a prova final exija também conhecimentos dentro desse tema”, antecipa o professor Thiago Palma.

Foto: Secom/CAV.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo