Jesuítas Brasil FLACSI

Ex-alunos Ilustres

Anísio Teixeira

Jurista, intelectual, educador e escritor Anísio Spínola Teixeira (1900-1971) foi diretor de Instrução Pública na Bahia e no Rio de Janeiro, Conselheiro Superior da UNESCO, Secretário de Educação e Saúde do Estado da Bahia, além de Reitor da Universidade de Brasília. Integrou o Conselho Federal de Educação e atuou como consultor da Fundação Getúlio Vargas.

Hermes Lima

Advogado diplomado pela Faculdade de Direito da Bahia, em 1924, Hermes Lima (1902-1978) foi professor, jornalista, jurista e ensaísta. Em 1926, transferiu-se para São Paulo, onde se tornou professor de direito constitucional da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Como político, foi deputado estadual pela Bahia e ocupou cargo no Ministério das Relações Exteriores no governo João Goulart. Em 1963, foi nomeado ministro do Superior Tribunal Federal.

Thales de Azevedo

Estudou no Vieira entre 1914 e 1919. Formou-se médico pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1927. Aliava o trabalho de médico ao ensino e à colaboração na imprensa baiana. Foi professor de História Natural no Vieira e também atuou no ensino universitário nos cursos de Farmácia e Medicina. Integrou o corpo docente da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia, onde lecionou.

Jorge Amado

Sua passagem pelo Vieira no ano de 1923 marcou a sua vida de maneira decisiva. Teve nas aulas do Pe. Cabral o despertar para os livros e para a sua vocação literária. Essa memória foi registrada no livro “O Menino Grapiúna”, quando em um trecho fala da sua infância em Salvador. Foi escritor, membro da Academia Brasileira de Letras, jornalista e político, sendo eleito deputado federal, em 1945.

Roberto Santos

Efetuou o curso secundário no Vieira até 1937, sendo o único aluno a exercer, em épocas praticamente sucessivas, os altos cargos de Reitor da Universidade Federal da Bahia, governador do Estado da Bahia e ministro da saúde da República do Brasil. Também atuou como membro do Comitê Executivo da Organização Mundial da Saúde.

Antônio Balbino

Frequentou o Vieira entre os anos de 1923 a 1929.  Governou a Bahia entre 1955 e 1959. Também exerceu os cargos de ministro da educação e de Procurador Geral da República.

Mário Cravo Júnior

Baiano de Salvador, Mário Cravo Júnior (1923 - 2018), quando estudante do Vieira, descobriu a habilidade para o desenho e, mais tarde, desenvolveu o gosto pela escultura. Integrante da primeira geração de artistas plásticos modernistas da Bahia, deixou o seu legado por diversos pontos da nossa capital, com obras como: "A Cruz Caída", na Praça da Sé, o "Monumento às Quatro Raças", no Comércio e a Sereia de Itapuã. Premiado nacional e internacionalmente, foi um dos artistas plásticos que mais estimulou e valorizou os elementos da cultura popular para produção de arte.

Av. Leovigildo Filgueiras, Garcia - 683 CEP: 40100-000 - Salvador - Ba
Tel: (71) 3328-9500 - Fax: (71) 3267-0511
O Colégio Antônio Vieira integra a Rede Jesuíta de Educação, tendo as suas práticas impulsionadas pelos valores da espiritualidade inaciana – marca da nossa identidade e das aproximadamente 1500 unidades de ensino, espalhadas em mais de 60 países. Atendemos a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, nos turnos matutino e vespertino, além do Ensino Médio Noturno, voltado para Jovens e Adultos.

É mantido pela Associação Antônio Vieira - ASAV, instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente e com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social. Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica e superior, garantindo o acesso, permanência e conclusão. Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social. A ASAV atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei nº 12.101/2009, Lei nº 12.868/2013, Decreto nº 8.242/2014 e Portaria Normativa MEC nº 15/2017.

Clique aqui e saiba mais sobre a importância da filantropia para o País.
2016 - 2019. Colégio Antônio Vieira. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital