Menu
Logo do site
Logo do site
10.12.25

Qualidade da Sipat do Vieira torna evento estratégico na mobilização de colaboradores

Atividades incentivam participação, alcançando objetivos para além do mero cumprimento da obrigatoriedade legal

Qualidade da Sipat do Vieira torna evento estratégico na mobilização de colaboradores

Para além da obrigatoriedade prevista em lei, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) no Colégio Antônio Vieira tornou-se um evento estratégico, dentro dos propósitos da instituição de mobilizar os colaboradores para o cuidado em relação a acidentes do trabalho e à saúde, física e mental. O diferencial é a alta qualidade da programação organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) em parceria com o Setor de Gestão de Pessoas. São palestras com especialistas e oficinas que promovem a autoestima e despertam a atenção para temas como burnout, racismo, qualidade de vida, educação financeira e novas posturas diante das tecnologias contemporâneas. 

“É um colégio que tem como premissa o cuidado com a pessoa, e a Sipat traz a perspectiva desse cuidado com a saúde de forma integral”, afirmou o diretor-geral do Vieira, professor Sérgio Silveira, na abertura do evento, realizado este ano dos dias 17 a 19 de novembro. Ele agradeceu pelo empenho de todos os envolvidos e pela atuação em especial do técnico de segurança, Erivaldo Carmo dos Santos, no assessoramento dos colaboradores que integram a Cipa na organização da Sipat.   

O evento é pautado em temas de interesse comum, além de momentos de espiritualidade e oficinas que estimulam, de fato, a participação dos colaboradores. Na edição de 2025, a XVII Sipat do Vieira, foram oferecidas massagem terapêutica, auriculoterapia, terapia holística, oficina de maquiagem e manicure, além da possibilidade de barbearia com corte de cabelo, novidade da edição. “Tornou-se um dos dias de grande adesão do evento”, ressaltou o presidente da Cipa, o colaborador José Carlos Miranda, agradecendo pela participação de todos e também pela parceria de patrocinadores: ProCursos, SoSeguros, SulAmérica, Ciro Judô, Rede D’Or, Barbearia no Grau e Mary Kay, Point do lanche e Mestre Cuca, além do Grêmio Avanti, representante dos estudantes do colégio. Houve também um concorrido sorteio de brindes diversos, incluindo eletroportáteis. 

PALESTRAS

Outro diferencial foi a qualidade curricular dos convidados para as palestras, a exemplo da advogada Ana Izabel e do psicólogo Tiago Jordão que apresentaram o tema “Burnout e suas consequências”. As questões que envolvem a saúde mental de ter que lidar com o racismo estrutural na sociedade pautaram a palestra “Doce Amargo Estrutural”, ministrada pela professora Joelma Serra, que integra o Comitê para Educação Étnico-racial e de Gênero do Vieira.

Já o professor de Filosofia, Isaac Lagos, abordou o tema “O imperativo da responsabilidade”, com reflexões sobre situações do cotidiano que comprometem o bem-estar emocional. Em outro momento, a coordenadora regional do Serviço de Psiquiatria Hospitalar da Rede D’Or em Salvador, junto aos hospitais Aliança da Bahia, Cardiopulmonar e São Rafael, a psiquiatra Lorena Azi também foi uma das palestrantes da XVII Sipat do Vieira, trazendo importantes dados e dicas sobre “Saúde Mental”.

E como ter saúde mental sem equilíbrio nas finanças? Esse foi o questionamento das palestras sobre “Educação Financeira” e “Organização Financeira Pessoal”, ministradas, respectivamente, pela jornalista e especialista no tema, Gigliola Sena, e também pelo professor Carlos Magno, articulador no Núcleo Acadêmico de Finanças e Economia do Vieira (Nafe). Dentro da mesma proposta, a consultora Djane Machado, da SulAmérica, falou sobre o uso consciente dos planos de saúde. Da teoria para a prática, a professora de Yoga, Monique Meirelles, fez uma aula, promovendo momentos de relaxamento, lembrando a todos que a própria participação na Sipat é também um presente à saúde.

A palestra de encerramento foi proferida pelo professor Sérgio Silveira. Além de diretor do Vieira e doutorando em Educação, ele é terapeuta, especialista em Neurociência e Comportamento. Na conclusão dos trabalhos, Prof. Sérgio trouxe, justamente, as reflexões após os dias de apresentação dos demais palestrantes convidados, frisando a importância de “Desacelerar para avançar: a nova inteligência da vida moderna”. Ele defendeu a gestão do tempo com atenção à qualidade de vida na sociedade contemporânea em que o avanço das tecnologias acaba por envolver as pessoas em atividades que as afastam dos principais sentidos da vida, como cuidar de si e estar em família. “Desacelerar não é perder tempo; é ganhar vida”, afirmou.  

Confira agora mais fotos da XVII Sipat do Vieira! 

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo