15.06.22

Quadrilhas no Ensino Médio e ‘Arraiá do Vieirinha’ promovem confraternização antes do recesso

Estudantes do diurno e noturno aproveitaram o clima de festejos de Santo Antônio, São João e São Pedro para descontrair e estreitar amizades

Quadrilhas no Ensino Médio e ‘Arraiá do Vieirinha’ promovem confraternização antes do recesso

“look de arraiá” do interior com camisas quadriculadas, chapéu ou trancinha no cabelo, botinha nos pés… Os jovens do 3º ano do Ensino Médio capricharam no visual para a tradicional Quadrilha do Terceirão, com direito a lanchinho de comidas típicas no corredor das salas da série e muito forró no ginásio. No Ensino Médio Noturno, a quadrilha estava bem ensaiada, com os alunos também dando show de forró, no Pátio Centenário. 

Já as crianças, tanto do matutino quanto do vespertino, apostaram na diversão com os estalos de traques e jogos temáticos no “Arraiá do Vieirinha”, animado pelo forrozeiro Gel Barbosa. Assim, o clima dos festejos juninos tomou conta do Vieira nesta última semana, antes do recesso. As aulas serão retomadas no início de julho.   

Clima de “arraiá” também se fez presente no Ensino Médio Noturno

COMIDAS TÍPICAS

O som típico dos festejos de Santo Antônio, São João e São Pedro continuou nesta quarta-feira (15), embalando os estudantes no Vieirão nos intervalos, com som mecânico e barraquinhas de comidas típicas no Pátio Centenário, estimulando as memórias afetivas sobre as tradições desta época do ano, no último dia antes do recesso junino.

A estudante Mariana Teles veio vestida de noiva para a Quadrilha do Terceirão e falou sobre a confraternização junina com os amigos. “É essencial esse momento na escola, onde a gente vem para estudar, mas que também pode ser um local de diversão”, disse. A orientadora educacional da série, a psicóloga Josana Baqueiro, foi conferir, no ginásio, toda a alegria da quadrilha do diurno. “Neste ano de muitos estudos na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares, é muito bom ver essa descontração deles, assim, tão felizes”, declarou.

Aluna Mariana Teles diz que a escola pode ser um lugar para estudar, mas também para se divertir

No Ensino Médio Noturno, um dos jovens que participam do programa assistencial do colégio, o aluno Ariel Diogo Silva, destacou a importância da confraternização junina. “Une pessoas diferentes com ideias diferentes, e o São João é bem isso: todo mundo em um espírito só, numa mesma diversão, expressando emoções pela dança”, declarou. 

Estudante Ariel, do Ensino Médio Noturno, falou do espírito de união do São João   

ARRAIÁ DO VIEIRINHA

No Vieirinha, o ‘arraiá’, comandado pelo forrozeiro Gel Barbosa, foi marcado pelas brincadeiras das crianças nas barraquinhas de jogos como “pescaria” e “acerte o alvo”, além do som dos estalos de traques no chão. “Eu gosto mesmo é das comidas típicas”, revelou a pequena Catarina Guimarães. Já Sophia Victória Coelho não teve dúvidas: “O melhor foi o jogo do bambolê”.  

Alunas Sophia Costa, Catarina e Sophia Victória gostaram do “Arraiá do Vieirinha” 

Sophia Costa gostou de estar com os colegas em clima de São João. “Foi muito legal esse momento de ‘arraiá’ na escola, até porque não tivemos essa oportunidade no ano passado”, disse, lembrando o distanciamento imposto pela pandemia. Para este ano, a escola recomendou, preventivamente, o uso de máscaras – mesmo a medida não sendo obrigatória pelos decretos vigentes. 

Os colegas de sala Victor e Miguel, caracterizados de caipira, como também estava Luiz Henrique. 

 Coleguinhas de sala, Victor Linhares e Miguel Lima estavam vestidos a caráter. “Gostei das comidas e brincadeiras”, disse Victor. Quem também se divertiu vestido de caipira com bigodinho desenhado e tudo foi Luiz Henrique Seabra. “Adorei poder tocar traque com um monte de amigos!”

“A animação dos alunos, especialmente neste ano, mostra o quanto eles estavam com todo esse desejo guardado de brincar os festejos juninos com os colegas, após dois anos de distanciamento devido à pandemia. Foi um ânimo reaceso como uma fogueira de São João que estava se apagando, mas que, depois, iluminou a todos, reaquecendo a comunidade escolar com seu brilho e trazendo alegria”, avaliou a coordenadora de Projetos Culturais do Vieira, professora Sálua Chequer. Ela organizou as confraternizações juninas com o apoio das equipes pedagógicas.

Veja agora mais fotos do clima junino no Vieira! 

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo