Menu
Logo do site
Logo do site
31.10.24

Projeto ‘Vamos brincar de poesia?’ promove aprendizagens a partir de gênero literário

Culminância de projeto pedagógico no Vieira encantou famílias em apresentações

Projeto ‘Vamos brincar de poesia?’ promove aprendizagens a partir de gênero literário

Aprender, com muita ludicidade, sobre o gênero literário da poesia, desenvolvendo o letramento, entre outras habilidades e sentimentos. A culminância da edição 2024 do projeto interdisciplinar “Vamos Brincar de Poesia?”, na terça-feira (29), encantou as famílias das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental (EF). No palco do Auditório Mabel Velloso e no saguão de entrada do Espaço Criançando, os alunos revelaram aprendizagens e talentos, a partir da interpretação da obra “A Caligrafia de Dona Sofia”.

As apresentações foram divididas em dois momentos: musical e mostra artística, nos turnos matutino e vespertino. Além das famílias das crianças, o evento contou com a presença do diretor-geral do Vieira, professor Sérgio Silveira, do diretor acadêmico, professor Anderson Rafael Souza, e do coordenador-geral do Vieirinha, professor Renato Barros, além de toda a equipe pedagógica.

LEITURA TRANSFORMADORA

A coordenadora pedagógica da série, professora Adriana Novis, explica que, a partir do projeto, “as crianças tiveram a oportunidade de ampliar o envolvimento em práticas diversificadas de letramento, promovendo associações entre o mundo imaginário e situações do cotidiano, estimulando a criatividade e a imaginação”. A iniciativa faz parte das ações pedagógicas voltadas para potencializar, desde cedo, a formação de um leitor crítico e reflexivo, reconhecendo o potencial transformador da literatura.

O LIVRO

A obra de André Neves norteou as aprendizagens em diversas disciplinas, ao longo do segundo semestre. “A Caligrafia de Dona Sofia” traz a história de Dona Sofia, uma professora aposentada que adora ler poesia. Tanto que decorou todas as paredes da casa dela com os poemas que mais gosta, para que não ficassem escondidos nos livros e ela pudesse relê-los a qualquer momento. Quando não havia mais espaço nas paredes, resolveu fazer cartões poéticos que seu amigo, o carteiro Ananias, passou a distribuir entre os moradores da cidade onde moravam. Aos poucos, a poesia vai tomando conta da vida de todos, descortinando um mundo repleto de sabedoria, sensibilidade e encantamento.

Para além das aprendizagens, a culminância do projeto também foi marcada por um clima de confraternização de fim de ano entre as famílias dos estudantes. Na oportunidade, as crianças também fizeram uma apresentação musical, já representando os votos para um bom Natal. Confira!

Veja mais fotos desse momento especial!

Fotos: Secom/CAV.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo