08.04.22

Projeto Noites Plurais amplia formação integral de estudantes do Ensino Médio Noturno

Iniciativa prevê apresentações artístico-culturais, a cada mês, para consolidar aprendizagens

Projeto Noites Plurais amplia formação integral de estudantes do Ensino Médio Noturno

A partir deste ano, os estudantes do Ensino Médio Noturno do Colégio Antônio Vieira terão acesso, mensalmente, a apresentações artístico-culturais, como parte do currículo. O projeto Noites Plurais é uma iniciativa da equipe pedagógica do turno “com o propósito de contribuir para a sua formação integral, potencializando o espaço escolar como um elemento importante de interação social e de ampliação de saberes de diversas naturezas”, como explica a coordenadora pedagógica do EM Noturno do Vieira, professora Soraia Sousa Sousa. 

“A ideia nasceu inspirada na frase do escritor maranhense Ferreira Gullar ‘A arte existe porque a vida não basta‘, pois a humanidade que nos habita é mais ampla do que as nossas salas de aula podem alcançar e extrapola os conteúdos de nossas disciplinas”, diz a professora Soraia, completando: “Em tempos tão urgentes e imprecisos, necessitamos embarcar em outros veículos que nos permitam transcender para novos territórios mais sensíveis e afetuosos. E a arte cumpre muito bem esse papel”.

O primeiro evento do projeto foi a apresentação da peça “O Caminho dos Mascates”, exibida em telão na Sala de Artes Sálua Chequer – contando com a participação da produtora cultural Poliana Bicalho (foto acima), que é mestre em Artes Cênicas. Com direção de Elisa Mendes, o espetáculo promove reflexões sobre o povo nordestino, tendo como referência “Os Sertões”, de Euclides da Cunha. Aborda a vivência de três mascates, vendedores ambulantes, na fronteira entre Brasil e os fictícios “Unidos Estados do Nordeste, um pedaço de terra sertaneja cercado de Brasil por todos os lados, separados por uma muralha ficcional”. Os personagens são interpretados pelos atores Israel Barreto, Marcos Lopes e Saulus Castros (interpretando os mascates), além de Lineu Guaraldo.

ESTUDANTES APROVAM

As atividades começaram em março e os alunos estão gostando muito. “Tem sido de extrema importância por nos dar visibilidade, espaço, representatividade e voz”, disse a estudante Julia Almeida Santos. “É uma forma de expandir a pluralidade de ideias, conhecimentos e o meio artístico em nosso colégio, que tem buscado promover esse suporte pedagógico de suma importância para nós, estudantes do noturno”, completou. 

Sobre a peça, a aluna ainda comentou: “Achei muito interessante como a peça trouxe, de forma cômica e musical, o retrato muito bem colocado de vários cenários da atualidade”, completando: “É triste ver como características de uma época tão distante se encaixam perfeitamente na nossa cultura atual, mesmo com o avanço tecnológico, que trouxe um enorme acesso às informações”. 

Estudante Julia Santos acredita que projeto contribui para expandir pluralidade de ideias e o conhecimento 


DESENVOLVENDO A CRITICIDADE

Para o estudante Pedro Guilherme Andrade, “é de extrema importância a criação de projetos culturais ofertados à comunidade vieirense, para que seja ampliada a criticidade do aluno, no que diz respeito ao debate das problemáticas sociais, inclusive por meio de experiências que se agregam às utilizadas pelos professores em classe”, como frisou. No caso da peça “O Caminho dos Mascates”, ele destacou o fato da produção ressaltar “a triste realidade brasileira frente a refutáveis posicionamentos preconceituosos advindos de determinadas parcelas da população”. 

Aluno Pedro Andrade diz que as aprendizagens do projeto agregam-se às obtidas em sala de aula   

A discriminação às mulheres é um exemplo, segundo ele. “A peça destacou a importância delas na sociedade contemporânea, realçando, assim, o empoderamento feminino, colocando-as em posições comumente empregadas aos homens, como em uma partida de futebol”. E concluiu: “É notória, portanto, a relevância de propostas como essas em nosso processo de aprendizagem”.

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Fotos: Diney Araújo/Divulgação e Secom/CAV.

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