Projeto Fábulas reúne famílias de alunos do Viera em apresentações
Uma verdadeira lição de aprendizagem através da ludicidade e do encantamento que as histórias infantis trazem.
Uma verdadeira lição de aprendizagem através da ludicidade e do encantamento que as histórias infantis trazem. Essa foi a tônica da culminância do Projeto Fábulas 2015, realizado entre os dias 15 e 17/06, no Auditório Mabel Velloso. A iniciativa, realizada anualmente, tem como objetivo discutir os ensinamentos do universo literário e refletir sobre valores sociais e éticos fundamentais na formação cidadã.
A coordenadora dos 4º e 5º anos EF, a prof. Mariângela Rosier, destaca as aprendizagens potencializadas pelo Fábulas 2015. “O projeto parte da expectativa de estimular as crianças na leitura e na escrita. Eles fizeram uma pesquisa sobre os fabulistas e tiveram também a oportunidade de trabalhar com novas versões de fábulas. Além disso, transportamos todos os valores e reflexões apresentadas nas narrativas para o dia-a-dia do aluno nas suas relações de convivência”, ressaltou ela.
Desde a primeira unidade, as crianças foram estimuladas a adentrar no mundo das fábulas através da exibição de filmes, peças teatrais, oficinas virtuais, gincana literária, pinturas em tela, leitura de diversas histórias e com a criação de novas narrativas.Muitos paisfizeram questão de acompanhar os filhos eprestigiara culminância. “Acredito que esse projeto contribui na vida dos meninos com as lições que as histórias sempre trazem, desenvolvendo a criatividade e, por fim, dando a oportunidade de se comunicarem melhor com os colegas”, pontuou a mãe Gabriela Viveiros.
As apresentações das fábulas realizadas no Auditório Mabel Velloso emocionaram os familiares ao longo dos três dias de apresentações. O pai Marcos Tavares se mostrou muito feliz com a realização da atividade. “É uma surpresa agradável, porque a gente não vivencia o trabalho realizado na escola. Então quando os pais vêm para um evento com esse e veem a desenvoltura de seus filhos e a qualidade da apresentação, certamente sentem orgulho”, contou ele.
Novidade
O Espaço Fabuloso foi a grande inovação trazida para o projeto em 2015. A ideia era envolver recursos tecnológicos e audiovisuais, promovendo uma grande interação com o público. Familiares e alunos fizeram o percurso dentro de uma grande estrutura em madeira, onde foi possível escolher em um menu as fábulas disponíveis, criadas a partir de desenhos e narrações dos próprios alunos.“Já trabalhávamos com a construção de fábulas coletivas. Cada turma produzia uma com intervenções da sua respectiva professora. Em 2015, aliamos áudio e vídeo e criamos esse espaço para que o público entre de fato na história”, explicou a prof. Mariângela Rosier.
As histórias foram projetadas nas paredes do Espaço Fabuloso, fazendo com que o espectador se sentisse parte do que estava sendo contado. “Eu achei ótimo o Projeto Fábulas. Estava nervoso antes da apresentação, mas me acalmei e fiz. Fiquei feliz com o resultado. Falei com minha mãe agora e ela disse que ficou muito orgulhosa de mim”, revelou o aluno Caio Bezerra, do 4º ano EF. Já Maria Odebrecht, também do 4º ano, se mostrou entusiasmada com a participação no evento. “Foi legal. A gente criou nossas fábulas e usou a imaginação para produzir. Fiquei com vergonha de apresentar com minha mãe e minha avó me vendo, mas no final deu tudo certo”, comentou ela.
Leia também
-
24.10.25
Equipes do Vieira conquistam 30 medalhas em Brasília pela descoberta de 13 novos asteroides
Premiação foi concedida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação em parceria com a Nasa
-
24.10.25
Alunos da RobotiCAV são finalistas do maior evento de robótica da América Latina
Após destaque na etapa regional, grupo marcou presença em Vitória (ES) na etapa nacional da OBR
-
23.10.25
Vieira é destaque no Jornal Hoje da Globo por aulas e palestras sobre educação digital
Colégio tem promovido ações para orientação de estudantes, também em parceria com o Ministério Público
-
23.10.25
Osba apresenta Nona Sinfonia de Mahler em concerto gratuito neste domingo em santuário no Vieira
Sob regência do maestro Carlos Prazeres, apresentação leva o título de ‘O Adeus em Música’ e terá início às 11h, com acesso a partir das 10h30