31.03.23

Projeto Criando e Recriando o Mundo promove aprendizagens e reflexões sobre a fome no planeta

Atividades interdisciplinares vão tratar da temática entre as crianças do 5º ano do EF do Vieira​

Projeto Criando e Recriando o Mundo promove aprendizagens e reflexões sobre a fome no planeta

“O que causa a fome e o que a fome causa?”. O questionamento vai conduzir as aprendizagens e reflexões das crianças do 5º ano do Ensino Fundamental (EF), em atividades envolvendo diversas áreas do conhecimento no Colégio Antônio Vieira. É o projeto interdisciplinar “Criando e Recriando o Mundo” que tem a questão da insegurança alimentar e da fome no planeta como tema, a partir do eixo norteador da Campanha da Fraternidade 2023 (Fraternidade e Fome). Este mês, um aulão especial, no Auditório Mabel Velloso, marcou a abertura do projeto, no último dia 24. 

Com ludicidade, os alunos foram introduzidos à temática, a partir de esquetes teatrais interpretadas pela equipe da biblioteca.  Já a professora Letícia Lopes, que é coordenadora do Departamento de Arte e Música do Vieira, apresentou, juntamente com o também professor de Música, Carmelito Lopes, a canção escolhida para retratar a edição 2023 do projeto: Fome Come, do grupo Palavra Cantada. “Além de aproximar as crianças do tema central do projeto, buscamos ampliar o repertório musical dos estudantes, partindo de uma abordagem que, utilizando o ritmo do funk carioca, une a percussão corporal ao jogo de copos, tornando a aprendizagem ainda mais significativa e prazerosa”, conta a professora Letícia.

Professora Letícia apresentou a música escolhida para a edição 2023 do projeto

Coordenadora pedagógica da série, a professora Maria Cristina Almeida destaca que “o projeto tem por objetivo motivar o aluno vieirense a perceber possibilidades de transformação do mundo em um lugar melhor: sem fome, mais saudável, justo, igualitário e fraterno para todos os seus habitantes”, como frisa. “É importante que o aluno conheça mais sobre a realidade da fome no nosso país e no mundo, das causas que provocam a privação de alimento e os desdobramentos surgidos a partir desta triste condição de vida da grande população carente, em um processo que também o permita direcionar o olhar para a humanização, com valorização e respeito à vida”, completa.

A coordenadora pedagógica, profa. Maria Cristina, falou sobre as intencionalidades da ação

SUBTEMAS

A professora explica que as turmas vão se dividir para trabalhar o tema central, a partir de quatro subtemas: Cidadania Global; Direitos Humanos (inclusão social); Políticas Públicas; e Coletividade (eu e o outro). A ideia é que os alunos compartilhem com os seus colegas e professores experiências e percepções, articulando a pesquisa, a cultura, a tecnologia, a ciência, alinhadas às bases da Pedagogia e Espiritualidade Inaciana. 

“É uma proposta pedagógica que visa trabalhar a formação integral do aluno e resgatar valores relacionados à ética e à cidadania, potencializando a aprendizagem, a produção do conhecimento e o protagonismo estudantil, levando-o a refletir sobre sua ação de jovem cidadão como agente transformador da sociedade onde vivemos, utilizando o conhecimento como ferramenta de conscientização e ação”, complementa a coordenadora pedagógica.

Paulinha: noções de cidadania global

Para a aluna Paula Moura, independentemente de todas as competências e habilidades desenvolvidas com as atividades, “o mais legal é que o projeto conscientiza os alunos”, como avalia. “Transmite o que se passa no Brasil e no mundo e, principalmente, faz a gente querer se juntar para melhorar essa triste realidade. Vamos entender as causas da fome que atinge milhões de pessoas e como a gente pode se juntar, fazendo cada um a sua parte e de várias maneiras, para tentar acabar com este grande mal no mundo”, completou a menina, já revelando noções de cidadania global.

Confira mais alguns momentos da abertura do projeto:

Fotos: Secom/CAV.

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