Projeto Criando e Recriando o Mundo desperta crianças para arte e cidadania global
Culminância da ação interdisciplinar do 5º ano EF revela múltiplas aprendizagens encantando familiares e equipe pedagógica
Após as aprendizagens interdisciplinares sobre questões que afligem a humanidade e iniciativas voltadas para a paz e para a preservação do planeta, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Antônio Vieira usaram a arte para, por meio da música, teatro, pintura, poesia e outras expressões, expor a conclusão dos trabalhos do projeto pedagógico da série: Criando e Recriando o Mundo.
Convidadas a compartilhar esse momento especial, as famílias dos estudantes lotaram o Auditório Mabel Velloso esta semana para conferir as apresentações; seguindo, depois, para o Pátio Aquarela e outros espaços do Vieirinha que abrigavam exposições de trabalhos diversos relacionados ao tema, feitos pelas crianças durante o ano letivo. Um dos destaques foi a apresentação da canção especialmente composta para o projeto pelos professores de Música, Letícia e Carmelito Lopes.
IDENTIDADE E EDUCAÇÃO
Iniciado em abril, a edição 2022 do projeto teve como tema “identidade e educação”, a partir do eixo norteador da Campanha da Fraternidade: Fraternidade e Educação. “O objetivo era motivar o aluno vieirense a conhecer mais sobre a realidade da Educação no nosso país, ressaltando a importância desta ferramenta de humanização, além da valorização e respeito à vida humana, tratando, inclusive, questões relativas às causas étnico-raciais”, explica a professora Maria Cristina Almeida, coordenadora pedagógica da série. “É um projeto, portanto, que trabalha a formação integral do aluno, atendendo ao currículo programado para a série e as diretrizes previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, completa.
“Buscamos motivar os nossos estudantes a perceber possibilidades de transformação do mundo onde vivemos em um lugar melhor: mais saudável, ético, justo, igualitário e fraterno para todos os seus habitantes. Isto também por meio de uma educação que acolhe, orienta e se faz apoio e segurança. O projeto convida, assim, nossos alunos a refletir sobre sua ação de jovem cidadão e agente transformador dos espaços onde convive, utilizando o diálogo e o respeito como elementos catalizadores na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, detalha a coordenadora pedagógica.
TEMAS ATUAIS
Pais da aluna Lara, o médico veterinário Alexandre Tinoco e a publicitária Marina Rezende gostaram da proposta do projeto. “Muito bacana e que já proporciona às crianças começar a refletir sobre temas bem atuais. O envolvimento de nossa Lara foi total”, disse o pai da menina. “As apresentações foram surpreendentes, mostrando que as crianças sempre se superam, além dos próprios conhecimentos adquiridos essenciais para os dias de hoje, contribuindo também para a formação de pequenos cidadãos”, acrescentou a mãe, Marina.
Os estudantes Lorena Santana e Bernardo Valverde acharam o projeto “bem legal”, como frisaram. “Ensina a gente a tentar viver em comunhão com as pessoas e com o mundo”, afirmou Lorena. “Aprendi, principalmente, a importância de estarmos todos em paz e em harmonia com a natureza para tentarmos recriar o mundo”, completou Bernardo.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
Para as apresentações no auditório, além do conhecimento revelado nas letras das canções e no roteiro da apresentação teatral, habilidades e competências diversas também foram evidenciadas com a atividade. “Quando chegamos ao final do ano letivo, percebemos o quanto nossas crianças evoluíram em relação ao olhar pelo outro e ao olhar crítico para as coisas do mundo”, conclui a coordenadora pedagógica, feliz com os objetivos alcançados. A professora Maria Cristina agradeceu a participação de toda a equipe pedagógica da série, assim como o apoio do coordenador-geral do Vieirinha, professor Renato Barros.
CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A GALERIA DE FOTOS
Leia também
- 13.12.24 Listas de livros, materiais e planos de execução 2025
-
13.12.24
Comunidade vieirense participa de campanhas 'Doar para Educar' e de apoio às Obras Sociais Irmã Dulce
Ações foram realizadas antes mesmo do término das aulas, envolvendo alunos, ex-alunos, familiares e colaboradores da instituição
-
12.12.24
Grupo OPA – Oração pela Arte lança álbum com músicas religiosas em ritmo de samba
"Deus do Morro” entrou este mês nas plataformas digitais
-
10.12.24
Papa Francisco pede que o Jubileu nos transforme em 'peregrinos da esperança cristã'
Confira o vídeo com a mensagem para o mês