Projeto Criançando estimula aprendizagem no 1º ano do Ensino Fundamental
Valorização da cultura da infância é um marco da proposta pedagógica do Vieira
A valorização da cultura da infância é um dos pilares do projeto político-pedagógico voltado para as crianças no Colégio Antônio Vieira. A proposta torna-se ainda mais evidente com o Projeto Criançando, desenvolvido na primeira unidade com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental (EF). Ao ingressar no colégio, iniciando uma nova etapa escolar após a Educação Infantil, as crianças encontram no Vieira o lugar ideal para desenvolver a aprendizagem, a partir de atividades interdisciplinares que têm o brincar como fio condutor.
“O brincar caracteriza o cotidiano da infância, possibilitando uma aprendizagem significativa para o desenvolvimento integral das crianças, o que dialoga bastante com o nosso projeto pedagógico”, explica a coordenadora pedagógica dos 1º e 2º anos EF do Vieira, professora Adriana Novis. “Por meio do brincar, busca-se proporcionar experiências nas quais as crianças possam construir conhecimentos a partir das interações com colegas e professores em diferentes tempos e espaços, permitindo ampliar e diversificar seu processo de aprendizagem também com produções culturais, desenvolver a imaginação e a criatividade, além de vivenciar experiências cognitivas, sensoriais, sociais, entre outras, como está posto, inclusive, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, completa.
A abertura das atividades, neste mês de março, foi realizada em dois momentos: na área ao ar livre do Espaço Criançando, já projetado para permitir às crianças aprendizagens em conexão com a natureza, a partir de interações multissensoriais; e, também, no prédio colorido do 1º ano EF, com professoras explorando brincadeiras coletivas. Em ambos os espaços, as crianças ainda puderam explorar brinquedos favoritos e novas propostas de brincadeiras.
BRINCADEIRAS SEMPRE ATUAIS
No último dia 25, as atividades do projeto ganharam mais um momento bem especial, com participação da professora Sálua Chequer, coordenadora de Projetos Culturais do Vieira e uma referência no cenário cultural da cidade de Salvador. No pátio do prédio do 1º ano EF, ela conversou com as crianças, nos turnos matutino e vespertino, sobre brinquedos artesanais e brincadeiras que atravessam gerações.
“Um brinquedo não tem época: ele sempre ganha vida pelo encantamento que produz na criança por meio da imaginação, independentemente de ser de alta tecnologia ou não, pois inspira um mundo de sonhos com milhões de possiblidades para o brincar”, diz a professora Sálua. Ela destaca ainda o papel na formação: “A criança cria estratégias, vence obstáculos, aprende a perder, a dividir etc. Assim, os brinquedos e as brincadeiras sempre educam e agregam informação, até mesmo quando simplesmente se joga uma pedrinha no lago e vê o efeito no contato com a água”, exemplificou. Ela falou também do trabalho dos artesãos e convidou a criançada para brincar, sempre com parlendas e música, ao som do pandeiro tocado pelo colaborador Robson Dias, da Biblioteca do Vieirinha.
Veja mais fotos!
Fotos: Secop e Secom/CAV.
Leia também
-
13.09.24
Expociência do Vieirão avança em qualidade científica e tem projetos premiados e indicados para grandes eventos nacionais
Diante do sucesso do novo formato, direção do colégio anuncia mais avanços para o evento em 2025
-
13.09.24
Orquestras Castro Alves e Neojibá fazem apresentação gratuita neste sábado (14) no Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Vieira
O concerto tem regência dos maestros Adauri de Oliveira e Eduardo Salazar
- 12.09.24 Avla encanta público de jovens estudantes do Vieira na edição 2024 do Dance Grammy Awards
-
12.09.24
Aluno do Vieirinha é um dos destaques da Bienal Internacional do Livro em São Paulo
Vini Souza expõe obra "Os Supercães" no Espaço Infâncias no dia 15 no Anhembi