09.12.15

Projeto “Criações Infantis” estimula reflexão sobre ética e pluralidade cultural

A fim de celebrar a convivência fraterna e compartilhar os saberes construídos, os alunos do 5º ano EF apresentaram a culminância do projeto “Criações Infantis – Tecendo Redes Cidadãs”, nos dias 23, 24 e 25 de novembro.

A fim de celebrar a convivência fraterna e compartilhar os saberes construídos, os alunos do 5º ano EF apresentaram a culminância do projeto “Criações Infantis – Tecendo Redes Cidadãs”, nos dias 23, 24 e 25 de novembro. A atividade interdisciplinar, que envolveu os estudantes no estudo sobre os temas ética e pluralidade cultural, aconteceu no auditório Mabel Velloso e na quadra coberta do Vieirinha.

No primeiro momento, os estudantes demonstraram todo seu potencial artístico no lançamento do livro Criações Infantis 2015. Os pequenos autores declamaram seus poemas, salmos, cantaram e dançaram nas apresentações musicais. A segunda etapa da culminância contou com a mostra de resultados, que expôs os trabalhos realizados nas aulas, e envolveu a entrega do livro de cada aluno. Neste ano, a publicação trouxe um formato inovador, sendo editado um livro para cada turma.

“Esse foi um momento muito especial, pois encerramos o ano letivo do 5º ano EF e a etapa inicial do Ensino Fundamental de forma encantadora e poética. Ao longo da caminhada, foram diversos momentos de discussão, reflexão e construção que mobilizaram o pensar, o olhar curioso, a pesquisa, a troca de ideias, a criatividade e o imaginário, promovendo a formação de leitores cada vez mais competentes e, principalmente, oportunizando formação da cidadania”, destacou a coordenadora dos 3º e 5º anos EF, prof.ª Mariângela Rosier.

O momento dos autógrafos fez os pequenos se sentirem como verdadeiros artistas. As crianças valorizaram a realização do trabalho. “Eu gostei muito de participar do projeto, porque nós interagimos com a música e com os poemas feitos pelos nossos colegas”, comentou a aluna Maria Eduarda Rios. “O que eu mais gostei foi a oportunidade de aprender coisas novas, como fazer poemas e rimar com mais facilidade”, completou o estudante Davi Matos.

Muitos familiares e amigos marcaram presença no evento. “As crianças aprendem a se comunicar, perdem a timidez no palco e interagem bastante. Achei o projeto muito interessante”, destacou a mãe vieirense Regina Gomes, que recitou um dos poemas do sarau. “Esse projeto é muito importante para incentivar o gosto pela literatura de forma lúdica. Eu adorei e acho fundamental para o crescimento deles”, completou o pai Vitor Leite.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo