PDG do Vieira abre atividades de 2024 e reafirma importância do cuidado com corpo e mente
Projeto Liderança e Saúde 360º vai nortear as ações do Programa de Desenvolvimento de Gestores do colégio durante todo o ano

“Numa instituição que busca formar infâncias e juventudes, os diversos âmbitos de gestão, pedagógica e administrativa, necessitam sempre trabalhar o autoconhecimento, o autocuidado emocional para cuidar, provocar e mobilizar seus grupos para o mesmo processo”. Com esta concepção, o Prof. Zelão Teixeira, que é doutor em Educação e terapeuta analista bioenergético, ministrou a formação de abertura da edição 2024 do Programa de Desenvolvimento de Gestores (PDG) do Colégio Antônio Vieira. O evento, de tema “Eu comigo com o outro”, foi realizado no último dia 21 de março, no Salão Anísio Teixeira. A próxima formação do PDG, neste mês de abril, vai abordar o tema “Compromisso com a Missão e a Obra”.
O coordenador de Gestão de Pessoas do Vieira, Janilson Orrico, explica que o programa em 2024 alinha-se ao Projeto Liderança e Saúde 360º. Assim, já na primeira formação do ano, buscou-se promover um encontro temático e de movimento, visando ações e reflexões sobre a importância do cuidado com a saúde em todos os aspectos. “Iniciamos o PDG de 2024 com a proposta de interligar a mente e o corpo, potencializando a capacidade de entender e compartilhar sentimentos e emoções, trazendo empatia e conexões significativas na qualidade de vida, tanto particular quanto laboral”, destacou o coordenador.

A proposta do PDG 2024 norteou, assim, o Prof. Zelão na condução das atividades da formação de abertura. “Nesse primeiro encontro, articulamos análise bioenergética, neurociências, teorias de grupo e multirreferencialidade na intenção de provocar e mobilizar o grupo de gestores do colégio diante de demandas e tensões cotidianas do tempo presente”, como salientou. Segundo ele, buscou-se trabalhar o tema “Eu comigo com o outro”, a partir da “autopercepção, autoexpressão, autocuidado”, vitalizando o corpo e a mente para interagir com o outro e na integração com o grupo.

“Estabelecemos aproximações entre a análise bioenergética, que propõe trabalhar as emoções nos corpos para consciência corporal e vitalizá-los para estar na vida, e a neurociência, trazendo atualizações sobre o ‘cérebro social’; Teorias de Grupo e Vínculos, atualizando conceitos e práticas de gestão”, afirmou o Prof. Zelão, concluindo: “A implicação do grupo durante o processo formativo foi intensa e vitalizadora de corpos e mentes para estarem no mundo”.
Veja mais momentos na galeria!
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
16.06.25
Quadrilha do Terceirão e Casamento na Roça marcam confraternização junina de estudantes do Vieirão
Eventos reuniram alunos dos turnos diurno e noturno em dois grandes momentos no Pátio Centenário
-
14.06.25
Mostra CAV de GR terá como tema 'O Mágico de Oz'
Clássico será inspiração para séries coreográficas do espetáculo de Ginástica Rítmica do Vieira em novembro
-
13.06.25
Tudo pronto para o Arraiá do Vieirinha com Os Vizin
Festa junina promove confraternização de famílias de estudantes do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental
-
12.06.25
JIP promove palestras sobre interesses profissionais como parte do projeto de vida do Terceirão do Vieira
Rodas de conversa com especialistas convidados, estandes de universidades e pronunciamentos na abertura mobilizaram estudantes da 3ª série EM