Programa Bilíngue do Vieira promove aprendizagem com atividades interdisciplinares
Estudantes do 4º ano EF exercitaram fluência a partir dos conhecimentos em Arte, Ciências, Língua Portuguesa e História
 
				A aprendizagem da língua estrangeira associada a conhecimentos em disciplinas diversas tem sido um dos marcos do Programa Bilíngue do Colégio Antônio Vieira. Este mês, os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental (EF), por exemplo, puderam exercitar o desenvolvimento das habilidades de língua inglesa a partir de três atividades diferentes e interligadas para descrever pessoas, falar sobre portraits (retratos) de artistas famosos, conhecer vocabulário de materiais utilizados nas produções artísticas, além de ampliar o olhar sobre a arte no contexto atual.
A primeira delas foi a criação de uma exposição, feita pelos alunos, em integração com as matérias de Arte, Língua Portuguesa e História, em comemoração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna. “Por meio de pesquisas para conhecimento sobre grandes nomes importantes para esse evento secular, os alunos escolheram um dos artistas do Movimento Modernista para criarem um retrato em pintura (portrait) de um deles (Mário de Andrade, Anita Malfatti, Heitor Villa Lobos e Tarsila do Amaral), descrevendo, em inglês, quais partes do corpo e rosto estavam sendo representadas ali, assim como os materiais e as cores usadas”, explica o professor Ranulfo Santos que, juntamente com as professoras Adriana Santos e Isabella Barreto, integra a equipe do Programa Bilíngue da série.

CANETA E ROBÔ
A segunda atividade consistia na construção de um robô, utilizando materiais recicláveis, onde os alunos apresentavam quais partes do corpo esse robô continha. “O resultado foi uma divertida e criativa exibição das produções no corredor da escola”, conta o professor. Para finalizar, os estudantes se encaminharam ao hall de entrada do Vieirão, onde conferiram a mostra assinada pelo artista plástico Elson Júnior (exposição Preta), que reúne desenhos, feitos com caneta esferográfica, de mulheres negras em situações do cotidiano e momentos de religiosidade. Nos corredores do Vieirão, eles ainda conferiram réplicas de quadros de artistas famosos, como Caribé, Picasso, Tarsila do Amaral entre outros, respondendo, em inglês, questões como: quem é o artista, que tipo de arte estava sendo exibida, quais cores, formas geométricas eles poderiam enxergar nas obras e a opinião deles sobre as obras.
Para a coordenadora pedagógica da série, professora Carla Moura, o desenvolvimento de atividades interdisciplinares, seja envolvendo o Programa Bilíngue, ou em outras disciplinas, tem um papel significativo para a aprendizagem das crianças. “Propostas interdisciplinares potencializam a construção contextualizada do conhecimento à medida em que a conexão entre os componentes curriculares oportuniza aprendizagens que envolvem as vivências do cotidiano das crianças, contribuindo para a formação integral”, diz.
Veja agora mais fotos na galeria!
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
- 
										
											31.10.25
											'Cine Rosa com Pipoca' fecha programação da campanha sobre câncer de mama no Vieira
																							Após vídeos com oncologista e Pink Day, colégio reafirma estímulo ao cuidado com exibição de filme que aborda a temática 
- 
										
											31.10.25
											Crianças revelam valorização das influências africanas em projetos pedagógicos do Vieira
																							Às vésperas do Mês da Consciência Negra, culminância de projetos "Mãe África" e "Território Africano" reafirmam educação étnico-racial 
- 
										
											30.10.25
											Às vésperas do Enem, estudantes do Terceirão participam de missa especial no Vieira
																							Missa do Enem trouxe momentos de crescimento espiritual com renovação da fé para a realização das provas 
- 
										
											30.10.25
											Estudantes do Ensino Médio Noturno do Vieira participam de encontro de formação no Sítio Loyola e de evento científico na UCSal 
																							Atividades revelam missão do colégio em promover excelência acadêmica alinhada ao desenvolvimento socioemocional e espiritual dos alunos 
 
						 
						 
						 
		 
										
									 
										
									 
										
									 
										
									 
										
									 
										
									 
										
									 
										
									 
										
									