Professores e gestores do Vieira participam de palestra com professor Gustavo Borba
Encontro discutiu uma nova experiência de sala de aula, a partir da ótica do design estratégico
O autor e diretor da universidade Unisinos, prof. Gustavo Borba, ministrou uma palestra para professores e gestores do Vieira. O evento, realizado na Sala de Arte Sálua Chequer, no dia 16 de setembro, teve como base o livro “Um olhar sobre a experiência da sala de aula na perspectiva do design estratégico”, escrito por ele. Entre outras abordagens, a obra propõe queé necessário identificar formas de redefinir os processos de ensino e aprendizagem, engajando os profesores em um processo coletivo de construção do conhecimento.
Gustavo Borba explicou a abordagem dada no encontro realizado no Vieira. “A ideia foi discutir como podemos projetar o conhecimento, criando uma interação com o aluno, diferente da que tínhamos há 15 anos. Então, eu trouxe alguns elementos que trabalham o uso da tecnologia, somada à ideia de que temos que desenvolver competências nos alunos e trabalhar com a problematização”, destacou ele.
A diretora acadêmica do Colégio Antônio Vieira, prof.ª Janeide Medrado, destacou a sintonia entre o que foi abordado na palestra com o processo de lançamento do Projeto Educativo Comum (PEC), desenvolvido pela Rede Jesuíta de Educação. “Ambos valorizam a inovação e os caminhos que devemos percorrer para chegar até ela. Essa vinda do professor Gustavo abre possibilidades para o grupo sentar e discutir novas metodologias de trabalho para renovação das práticas pedagógicas atuais”, ressaltou ela.
A palestra também debateua necessidade de formar cada vez mais alunos inventivos, criadores e pesquisadores, de forma nova e coerente com as competências que eles precisam. “Ouvir Gustavo trouxe uma ansiedade ainda maior de colocar em prática essa vontade de inovar. Além disso, foi um encontro que proporcionou uma satisfação, por sabermos que já estamos pensando e executandoações com esse viés”, destacou a professora Ieda Maria Neves.
Leia também
-
10.09.26
Vieira lamenta morte de Tio Ernesto
Pipoqueiro sempre foi muito querido por gerações de estudantes do colégio
-
10.09.26
Crianças ampliam aprendizagens sobre Terra e Universo em aula de campo no Planetário da Ufba
Atividade envolveu estudantes do 2º ano EF do Colégio Antônio Vieira
-
10.09.26
Santuário Nossa Senhora de Fátima realiza Procissão das Velas neste domingo
Devotos baianos poderão participar do rito todo dia 13 de cada mês, a exemplo do que já ocorre diariamente em Portugal
-
09.09.26
EDUCAÇÃO BILÍNGUE – Estudantes desenvolvem roteiro em inglês em aprendizagens sobre fábulas
Gênero literário foi tema dos componentes curriculares de Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Redação na segunda unidade letiva