22.05.20

Professores do Vieira integram equipe da TV Enem, voltada para a democratização da educação

Programas, já veiculados pela TV aberta, serão transmitidos também por emissoras de rádio

Quatro professores da equipe “peso-pesado” de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do Colégio Antônio Vieira estão participando da recém lançada TV Enem, uma iniciativa voltada para a democratização da educação. São eles: Alex Valadares (Literatura e Língua Portuguesa), Gilton Carmo (Geografia), Isaac Lago (Filosofia) e Zelão Teixeira (História, Sociologia e Atualidades).

“São quatro professores excepcionais, considerados realmente ‘fora da curva’, que contribuem para fortalecer ainda mais a proposta do projeto de levar conteúdo de qualidade, principalmente para os jovens que, diferentemente da maioria dos alunos das escolas particulares, nem sempre têm condições de ter acesso a aulas pela internet”, explica o idealizador da TV Enem, o também professor Ricardo Carvalho, que se notabilizou pela produção de projetos socioculturais voltados para TV, teatro, sistemas de ensino e eventos educacionais na Bahia.

Os professores do Vieira já haviam sido parceiros de Ricardo Carvalho em outras iniciativas realizadas pela produtora Escritório do Pensamento. “É outro diferencial deles: além de grandes mestres, todos têm um grande coração”, ressaltou o articulador da TV Enem, frisando que todos os professores participantes do projeto estão doando seus conhecimentos, de forma solidária.

O PROJETO

A iniciativa tem como objetivo transmitir pela TV aberta aulas diárias focadas no Exame Nacional, a partir de vídeos gravados de, no máximo, dez minutos. As videoaulas reúnem dicas e conteúdos específicos de professores renomados que atuam na preparação para o Enem em cinco estados: Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco. A TV da Assembleia Legislativa (TV Alba) foi a primeira a transmitir este mês os programas da TV Enem em dois horários (8h, com reprise às 18h). A TV Câmara, da Câmara Municipal de Salvador, também acaba de firmar parceria com o Escritório do Pensamento, devendo fazer as transmissões em mais dois horários (12h, com reprise às 19h). As duas emissoras têm canais nas TVs aberta (gratuita) e fechada (paga).

A ideia do Escritório do Pensamento é ampliar a parceria, incluindo também a TV Educativa (TVE) do governo baiano, para o qual já foi enviada a proposta. Enquanto busca ampliar a parceria com emissoras de TV, o Escritório do Pensamento já trabalha no projeto da Rádio Enem, a ser lançada dentro de 15 dias, também com a mesma proposta, “mas agora se estendendo para um veículo que permite uma possibilidade ainda maior de democratização do conhecimento e no qual os professores do Vieira também devem se destacar pela alta qualidade de articulação verbal que possuem”, como ressalta Carvalho.

MESTRES SOLIDÁRIOS

“É um projeto sensacional em que qualquer estudante, mesmo da rede privada, pode acessar pela TV, o que democratiza o acesso a todos os conteúdos e cumpre um  papel social muito importante, já que –  em tempos de pandemia e mesmo com adiamento do Enem –  há, certamente, um déficit no processo de aprendizagem para os estudantes que não têm tanta facilidade para obter conhecimento de qualidade de forma on-line”, destaca o professor Alex Valadares. “É, sem dúvida, uma iniciativa que tem um amplitude social muito forte e que, por outro lado, também nos deixa envaidecidos de poder contribuir para minimizar esse abismo que se formou entre os alunos das redes pública e privada”, diz o professor Gilton Carmo.

O professor Isaac Lago está impressionado com o ótimo retorno que tem obtido de estudantes mais carentes, sobretudo moradores do interior do estado, que têm enviado declarações agradecendo pelas aulas na TV. “Assim que foram veiculados os primeiros programas, recebemos várias mensagens de estímulo e gratidão”, conta.  “Sinto-me acolhido nesse propósito social do Escritório do Pensamento de empreender para colaborar com o processo formativo desses estudantes”, completa.

“O mais legal do projeto é a alta qualidade dos conteúdos dos programas, oferecida aos estudantes gratuitamente pela boa e velha TV, numa iniciativa de intencionalidade formativa, mas que também agrega conhecimentos e práticas aos professores sobre o uso de ferramentas midiáticas em pedagogias culturais para o tempo presente”, afirma o professor Zelão Teixeira, que é o coordenador pedagógico da 2ª série do Ensino Médio do Vieira.

Todos os quatro mestres do Colégio que participam da TV Enem também elogiam o professor Ricardo Carvalho, ressaltando seu papel de educador atuante em projetos sociais, antes mesmo da pandemia da Covid-19 que culminou na suspensão das aulas presenciais. As iniciativas, como ressaltam, convergem com a formação institucional inaciana oferecida pelo Vieira aos seus colaboradores. Entre as ações sociais da escola, por exemplo, está o Projeto Enem – realizado, desde 2013, em parceria com a Defensoria Pública, e que beneficia, com aulões anuais de revisão, jovens assistidos pela Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac).