Menu
Logo do site
Logo do site
22.09.25

Primavera chega no Vieira com Semana Verde, desfile conceitual e reflexões sobre temas da COP 30

Evento é uma iniciativa do Núcleo Ambiental do colégio em parceria com as equipes pedagógicas 

Primavera chega no Vieira com Semana Verde, desfile conceitual e reflexões sobre temas da COP 30

Um desfile de moda conceitual com looks feitos de materiais reciclados e, mais que isso, alertando para a consciência ambiental marcou a abertura da Semana Verde 2025 no Colégio Antônio Vieira nesta segunda-feira (22). O evento, promovido pelo Núcleo Ambiental do Vieira (NAV) em parceria com as equipes pedagógicas das séries, celebra também a chegada da primavera. A nova estação tem início nesta segunda, mais precisamente a partir das 15h19, segundo os meteorologistas.

Além do desfile, a programação da Semana Verde, que segue até a sexta (26), inclui atividades diversas para os estudantes do Vieira, desde as séries iniciais do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Este ano, o tema central é “Sustentabilidade em Raiz e Ação: da Amazônia ao Mundo”, alinhando-se às questões a serem tratadas na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), prevista para novembro no Brasil, em Belém (PA). Trata-se de um encontro global anual em que líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças do clima.

O NAV é um dos núcleos de protagonismo estudantil do Vieira em que os estudantes lideram ações (no caso, em prol do meio ambiente), contando com um professor articulador para orientá-los. De acordo com a professora Maria Goretti Souza, articuladora do NAV,  “a Semana Verde traz uma proposta de reflexão, aprendizado e compromisso com o futuro do planeta, conectando a missão educativa da comunidade escolar com os grandes desafios globais da atualidade”. Segundo a Profa. Goretti, na edição deste ano os debates sobre sustentabilidade serão feitos a partir de cinco grandes eixos. São eles:

• Energia limpa e redução de emissões, rumo a uma transição justa;
• Adaptação às mudanças climáticas, cuidando das pessoas e da Casa Comum;
• Florestas e biodiversidade, com destaque para a Amazônia e para o bosque do Vieira;
• Justiça climática e povos indígenas, reconhecendo os mais vulneráveis;
• Educação ambiental e protagonismo juvenil, fortalecendo projetos como a horta agroecológica e as ações do Núcleo Ambiental.

Haverá atividades para cada série e exibição de vídeos educativos. No caso das crianças menores, a questão da sustentabilidade será tratada com ludicidade.

DESFILE NAVLA

No Ensino Médio, além do Desfile Ecológico Navla, realizado na Sala de Arte Sálua Chequer, está prevista uma oficina de customização de ecobags, na sexta-feira (26). A realização do desfile se deu em parceria com outro núcleo estudantil, a Academia Vieirense de Letras e Artes (Avla), daí o nome Navla juntando-se também à sigla do NAV. O tema específico “Água: consumo, conscientização e vida” inspirou as produções. 

“Este ano, a gente optou em não apenas desfilar com materiais reciclados, mas levantar bandeiras para as pessoas prestarem mais a atenção ao cuidado com os ecossistemas marinhos também. A gente vê muitos alertas para a preservação da floresta, dos ares, que também são importantes, mas pouco se fala sobre o lixo no mar e a consequência que isso tem para o planeta, sendo que a Terra é essencialmente um planeta água”, disse a estudante Lua Ledo, coordenadora do NAV. O desfile ainda alertou para os danos causados ao meio ambiente pela indústria da moda.

ECOBAGS

Já a oficina de ecobags “Arte Sustentável – Criando e customizando com consciência” terá a participação da artesã Denise Lima Oliveira, que dará dicas sobre customização aos alunos. A oficina será realizada a sala dos núcleos para os integrantes do NAV. “Do Vieira para o mundo, da Amazônia para o futuro, seguimos semeando esperança, justiça e sustentabilidade”, conclui a professora Goretti.

Confira agora mais fotos do Desfile Navla!

Fotos: Secom/CAV

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo