Poema escrito por ex-aluna é destaque em mostra em São Paulo que homenageia a bailarina Ana Botafogo
Luciana Dall'Agnol foi visitar a ocupação cultural quando foi surpreendida com poema de sua autoria escrito na época da escola
A fonoaudióloga Luciana Dall’Agnol teve uma grata surpresa ao visitar, em São Paulo, a ocupação Ana Botafogo – mostra que está em cartaz na Avenida Paulista, no espaço Itaú Cultural, até o próximo dia 21. A exposição faz uma homenagem à bailarina considerada uma das maiores responsáveis pela popularização do balé clássico no Brasil: Ana Botafogo.
Em 1981, Ana Botafogo tornou-se a Primeira Bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, sendo uma referência para o balé brasileiro, consagrando-se em importantes palcos nacionais e internacionais. Ganhou popularidade ao buscar aproximar a arte erudita e o grande público, reafirmando que a cultura deve surgir e pulsar em todos os espaços.

Foi, assim, uma inspiração para a menina Luciana Dall’Agnol que, em 1994 quando cursava a então 4ª série do Colégio Antônio Vieira, escreveu um poema sobre a bailarina que acabou sendo selecionado para o livro Criações Infantis, projeto pedagógico da série.

GOSTO PELA ESCRITA LITERÁRIA
Luciana mantém até hoje o gosto pela escrita e pela arte de modo geral, tendo sido surpreendida ao saber que seus versos, publicados no livro da escola quando ainda era criança, chegaram ao conhecimento da bailarina, sendo também selecionado pela Ocupação Cultural em São Paulo. No vídeo a seguir, ela mesma conta como foi esse momento tão especial.
Imagens: Secom/CAV, acervo pessoal e divulgação.
Leia também
-
12.06.26
Peça enaltece amor pelos avós e tradição junina em aprendizagens sobre identidade cultural no Vieira
Espetáculo 'Saudade, João' foi apresentado no primeiro semestre contribuindo com proposta pedagógica para crianças e pré-adolescentes
-
12.06.26
AVLA- Exposição de fotos, desenhos e poemas, além de correio de mensagens, enfatizam sentimento do amor
Mostra de estudantes também promove reflexões sobre temas como "amor próprio" e "amor tóxico"
-
11.06.26
LUDICIDADE – Projeto Criançando promove aprendizagens por meio do brincar
Ação pedagógica incentiva descobertas conectadas ao mundo real
-
11.06.26
Clima de Copa do Mundo contagia estudantes e colaboradores do Vieira
Maior torneio de futebol reforça integração na comunidade escolar