29.09.20

Pequenos cientistas do 1º ano EF fazem grandes descobertas nas experiências do Vieira em Casa​

Conduzidas pela equipe pedagógica com apoio das famílias, crianças aprendem e se encantam ao constatarem leis da Ciência

Vulcão com lavas coloridas, balões que se enchem sozinhos e blocos de gelo que viram belas obras de arte. Em meio a toda ludicidade, os “grandes cientistas mirins” do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Antônio Vieira vão fazendo, a cada semana, novas descobertas sobre as leis da Ciência nas experiências promovidas nas aulas on-line. Excepcionalmente, por conta da pandemia da Covid-19, os experimentos científicos estão sendo conduzidos remotamente este ano, sem deixar, entretanto, de envolver as crianças na proposta curricular, conforme explica a coordenadora pedagógica do 1º e 2º anos EF, a professora Adriana Novis.

“O objetivo deste trabalho, com os alunos do 1º ano EF, é desenvolver o letramento científico, que envolve a capacidade de compreender e interpretar questões acerca do mundo em que vivem, por meio do exercício da curiosidade e de uma postura investigativa”, informa a professora Adriana Novis. Ela ressalta que as propostas dialogam com o Projeto Educativo Comum (PEC), da Rede Jesuíta de Educação (RJE), além de seguir o que estabelece a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), “que visa assegurar aos alunos o acesso à diversidade de conhecimentos científicos, bem como a aproximação gradativa aos procedimentos da investigação científica”, como frisa.

CIÊNCIA E LUDICIDADE

“É incrível ver a curiosidade, o encantamento e a construção do conhecimento nestes momentos”, afirma a professora Milena Nunes, regente de uma das turmas do 1º ano EF do Vieira. A proposta, segundo ela, desperta o interesse pela Ciência e a criatividade, enriquecendo a aprendizagem também a partir da discussão sobre os experimentos realizados.

A aluna Letícia Cohen na experiência que mistura vinagre ao bicarbonato de sódio, liberando um gás (dióxido de carbono) que aumenta a pressão e enche, rapidamente, o balão preso na boca da garrafa, encantando os alunos do 1º ano EF do Vieira

Na casa do pequeno Arthur, o dia da experiência, geralmente realizada às sextas-feiras, é esperado com ansiedade, como conta a mãe do aluno, a advogada Renata Piñon. “Ele gosta muito e já começa a semana aguardando o dia”, diz ela, que também considera “muito interessante” a forma de construção da aprendizagem. A parceria das famílias tem sido outro fator motivador para o sucesso do experimentos.

As crianças, por sua vez, gostam das novas descobertas e não escondem a satisfação e a euforia de chegar, passo a passo, às conclusões que comprovam leis naturais que, até então, passavam despercebidas para elas. “Eu fiz várias experiências muito legais e a que eu mais gostei foi a do gelo porque ficou muito boa e colorida”, revela a aluna Letícia Cohen. Em outra turma, Pedro Henrique Oliveira também gostou do mesmo experimento que, neste caso, os levou às primeiras noções sobre temperatura e fusão. “Fiquei surpreso com o que aconteceu. Estou gostando muito”, conta o garoto.

EXPOCIÊNCIA

Se essa garotada já fica eufórica em transformar a casa em laboratório improvisado, imagina só quando puder expor suas descobertas na Expociência, um dos projetos do Vieira que estimulam a construção do conhecimento científico a partir do protagonismo estudantil. A exposição com mostra de experimentos pelos alunos é, normalmente, realizada todos os anos, tendo sido cancelada agora em 2020, por conta do distanciamento social imposto pela pandemia. Mas, tudo indica que as crianças estão prontas para fazer ainda mais bonito na edição de 2021!

Fotos: Acervos pessoais