Pausa Inaciana e momentos de oração dão início às celebrações do Mês de Santo Inácio
Reflexões inspiradas na espiritualidade fazem parte da formação integral para estudantes
Instituição confessional católica e jesuíta, o Colégio Antônio Vieira considera julho ainda mais especial: é o mês de celebrações a Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus. Por isso, já como parte da programação do Ano Inaciano — iniciado em maio do ano passado e que se estende até o dia 31 de julho deste ano, dia dedicado ao santo – o Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral do Vieira (Sorpa) já vinha promovendo a Pausa Inaciana junto a colaboradores e estudantes. Agora, em julho, as atividades devem seguir com mais séries e turmas. No Vieirinha, as crianças ainda estão tendo momentos especiais de oração que envolvem ludicidade e espiritualidade.
PAUSA PARA ESCUTA E ORAÇÃO
No caso da Pausa Inaciana, as atividades estão ocorrendo em sala de aula ou nos espaços de oração do Vieira, a exemplo da Capela Menino Jesus, no Vieirinha. As dinâmicas adotadas buscam envolver os estudantes, ao mesmo tempo em que permitem seguir os passos recomendados pela Província dos Jesuítas no Brasil para a oração de meditação, permitindo aos estudantes dispor-se, preparar-se, situar-se, meditar e refletir.
“É um instrumento que a gente está usando na escola para introduzir mais o aluno na oração, principalmente no Ensino Médio, em que os alunos estão vivendo os questionamentos normais da adolescência, e é preciso trabalhar com eles a escuta: a necessidade que têm de serem escutados e de escutar também. A Pausa lnaciana permite esse momento de parar, refletir, partilhar, a partir do método inaciano de rezar”, explica o coordenador do Sorpa, professor João Ramiro. A própria equipe do Sorpa, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e professores também tiveram atividades nesse sentido, envolvendo a todos em um clima de espiritualidade e esperança.
DINÂMICAS
Com os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental (EF), a Pausa Inaciana foi realizada na Capela Santo Inácio. As crianças trabalharam os Exercícios Espirituais de forma lúdica e fizeram desenhos para expressar sentimentos. Já na 3ª série do Ensino Médio, foram usados papel e bexiga, em uma dinâmica que permitiu o compartilhamento de vivências e compreender os sentimentos uns dos outros, com adoção de música muito popular entre os jovens. O pastoralista Elio Gomes conduziu os trabalhos, inclusive adotando música do rapper Emicida, popular entre os jovens. “Foi um momento muito rico que mostrou a grandeza de ouvir o outro e se colocar em seu lugar. Também nos permitiu pensar em ações para cuidarmos ainda mais dos sentimentos apresentados pelos alunos”, declarou a professora Cristina Cardoso, coordenadora pedagógica da série.
Fotos: Secop e Sorpa/CAV.
Leia também
-
13.09.24
Expociência do Vieirão avança em qualidade científica e tem projetos premiados e indicados para grandes eventos nacionais
Diante do sucesso do novo formato, direção do colégio anuncia mais avanços para o evento em 2025
-
13.09.24
Orquestras Castro Alves e Neojibá fazem apresentação gratuita neste sábado (14) no Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Vieira
O concerto tem regência dos maestros Adauri de Oliveira e Eduardo Salazar
- 12.09.24 Avla encanta público de jovens estudantes do Vieira na edição 2024 do Dance Grammy Awards
-
12.09.24
Aluno do Vieirinha é um dos destaques da Bienal Internacional do Livro em São Paulo
Vini Souza expõe obra "Os Supercães" no Espaço Infâncias no dia 15 no Anhembi