05.06.23

Pastoral promove retiro para educadores​

Evento permite momento de recolhimento para conexão com a espiritualidade cristã

Pastoral promove retiro para educadores​

As ações voltadas para espiritualidade do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral do Colégio Antônio Vieira (Sorpa) envolvem estudantes e colaboradores do colégio. No caso dos trabalhadores, além de encontros de formação ao longo do ano, são realizados retiros espirituais em quatro momentos, para que os trabalhadores possam refletir sobre a aplicação, na vida pessoal e profissional, dos ensinamentos cristãos e também de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus. 

Este ano, dois retiros com grupos diferentes de colaboradores já ocorreram em Mar Grande, na Ilha de Itaparica, e outros dois já estão programados para setembro e dezembro. Os trabalhos são conduzidos pelo padre Emmanuel Araújo, SJ – assistente espiritual do Vieira e gestor do Serviço Inaciano de Espiritualidade (Sies) –, juntamente com pastoralistas do Sorpa.   

Momento de espiritualidade conduzido pelo padre Emmanuel Araújo, SJ

“O Retiro Inaciano proporciona um tempo de vivência no silêncio e na contemplação para termos uma experiência interior com a pessoa de Jesus. Esse itinerário de oração é conduzido pela ação do Espírito Santo e em momento de recolhimento e, sobretudo, de profunda espiritualidade”, diz o coordenador do Sorpa, professor João Ramiro. “Foi um final de semana muito proveitoso. Acho que todos deveriam passar por uma experiência dessa de ter um tempo para ficar em silêncio e ouvir a si mesmo”, declarou o colaborador Marcelo de Jesus, que atua na equipe do Serviço de Vida Comunitária do colégio (Sevic).

Grupo do retiro realizado este mês. Na foto do topo, está o grupo que foi em maio

LUZ PARA DISCERNIR

“Esse Retiro na Casa São José foi muito especial. Um local onde a presença de Deus é viva, na natureza, nos sons, no silêncio e na unção. O Retiro nos orienta na lucidez dessa fé em Cristo, nos orienta a saber discernir o que vem e não vem de Deus”, definiu a professora Maria Cristina Almeida, que é coordenadora pedagógica do 5º ano do Ensino Fundamental. Ela já tinha participado de outros momentos de formação promovidos pelo Sorpa, estando agora pela primeira vez do evento na Casa de Retiro São José, na Ilha. 

Colaboradores Flávio, Maria Cristina (ambos Secop) e Marcelo (Sevic)

O professor de Química Flávio Magalhães também gostou da experiência. “Foi uma experiência realmente importante, uma viagem ao eu interior e, como Santo Inácio deixa isso bem claro em todos os seus Exercícios (Exercícios Espirituais), o silêncio realmente é fundamental para que se possa fazer essa reflexão, um momento para ouvir a voz de Deus”, definiu o professor de Química, Flávio Magalhães. Em uma das atividades de contemplação, ele sentiu-se inspirado e até produziu um poema sobre perceber, no silêncio, o ecoar da Obra de Deus.

Fotos: Sorpa/CAV e arquivo pessoal.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo