Menu
Logo do site
Logo do site
23.10.25

Osba apresenta Nona Sinfonia de Mahler em concerto gratuito neste domingo em santuário no Vieira 

Sob regência do maestro Carlos Prazeres, apresentação leva o título de ‘O Adeus em Música’ e terá início às 11h, com acesso a partir das 10h30

Osba apresenta Nona Sinfonia de Mahler em concerto gratuito neste domingo em santuário no Vieira 

A Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) volta a se apresentar gratuitamente, neste domingo (26), às 11h, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, localizado no Colégio Antônio Vieira, no Garcia. Sob a regência do maestro Carlos Prazeres, a Osba interpretará a ‘Nona Sinfonia’ do compositor checo-austríaco Gustav Mahler (1860-1911), em uma apresentação que leva o título de ‘O Adeus em Música’. A entrada é sujeita à lotação do espaço, que abrirá ao público a partir das 10h30. O local conta com estacionamento gratuito, sujeito à disponibilidade. O evento integra a Série Manuel Inácio da Costa.

O concerto ‘O Adeus em Música’ será uma oportunidade única de conferir de perto a interpretação de uma obra fundamental para a música sinfônica do século XX. A ‘Nona Sinfonia’ de Mahler carrega um forte tom de despedida não apenas pessoal, mas também de um mundo prestes a sofrer mudanças profundas nos âmbitos artístico e político. A obra é frequentemente descrita por estudiosos como um testamento musical, um adeus de Mahler à vida e à arte, perspectiva compartilhada pelo maestro Carlos Prazeres.

DESPEDIDA COM MÚSICA 

“A Nona Sinfonia não é apenas uma despedida pessoal de Mahler em relação ao mundo, mas também representa a própria morte em forma de música. Aqui, Mahler trava um diálogo com a morte de maneira mais serena e resignada. Por isso, escolhi o título ‘O Adeus em Música’ para esta apresentação”, explica o maestro.

Composta entre 1908 e 1909, nos últimos anos de vida do compositor, a Sinfonia Nº 9 é profundamente autobiográfica. Nesse período, Mahler já estava consciente de sua fragilidade física (ele sofria de problemas cardíacos) e havia perdido recentemente sua filha Maria, de quatro anos, vítima de difteria, em 1907. De toda sua obra, esta foi a última sinfonia concluída e a única cuja estreia, em 1912, ele não chegou a presenciar, pois faleceu pouco mais de um ano antes.

Mahler é considerado um dos últimos grandes compositores do período romântico, embora sua obra também seja vista como uma ponte para a música moderna. A Europa vivia, então, um contexto de instabilidade pré-Primeira Guerra Mundial, e sua última sinfonia traduz esse clima de despedida da vida, da era romântica e de um mundo que se transformava.

Maestro Carlos Prazeres e Osba no Santuário Nossa Senhora de Fátima

SOBRE A OSBA  

Criada em 30 de setembro de 1982, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).

SERVIÇO

OSBA EM: ‘O ADEUS EM MÚSICA’ 
Série Manuel Inácio da Costa
Quando: Domingo (26), às 11h
Onde: Santuário Nossa Senhora de Fátima (Colégio Antônio Vieira), Garcia.
Regente: Carlos Prazeres
Programa: MAHLER– Sinfonia nº 9 em Ré maior, GMW 50 (85’)
Entrada: gratuita (sujeita à lotação do espaço). 
Entrada do público a partir das 10h30.

Fonte: Osba/divulgação
Fotos: Tayla de Paula

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo