Orquestra Sinfônica da Bahia realiza concerto no Santuário Nossa Senhora de Fátima
A apresentação gratuita, realizada no dia 09/06, terá a regência do maestro Carlos Prazeres

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) volta a cartaz esta semana com o concerto “Bach Etéreo”, que estreou com sucesso de público no último mês de maio, no Palacete das Artes (Graça). Desta vez, serão mais duas apresentações com entrada gratuita: no Santuário de Nossa Senhora de Fátima do Colégio Antônio Vieira (Garcia), na próxima quinta-feira, 9 de junho, às 17h, e na Igreja do Senhor do Bonfim (Cidade Baixa), no sábado, dia 11, às 18h30.
Sob a regência do maestro Carlos Prazeres, curador artístico da OSBA, e com a participação dos solistas Tota Portela (flauta), Ana Zanata (violino) e Uibitu Smetak (violino), o concerto “Bach Etéreo” vai destacar momentos da obra de um dos maiores gênios da música e mestre do período Barroco, o compositor, organista, violinista e cravista Johann Sebastian Bach (1685-1750).A OSBA é um corpo artístico do Teatro Castro Alves mantido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).
“Bach Etéreo” – Sublime, celestial, etéreo… O compositor alemão J. S. Bach representa uma síntese dos principais estilos, formas e tradições das gerações anteriores, e suas mais de mil peças, entre Missas, Paixões, Cantatas, Concertos, obras para instrumentos solistas, música para órgão etc., traduzem a riqueza da linguagem harmônica e a alta espiritualidade. Neste programa, a OSBA vai interpretar cinco composições de Bach: a Sinfonia da Cantata BWV 21 “Ich hatte viel Bekümmernis”; a Suíte Orquestral Nº 2 BWV 1067; a Ária da Suíte Orquestral Nº 3 BWV 1068, a Sinfonia da Cantata BWV 156 e, por fim, o último Coral da Cantata BWV 147 “Jesus bleibet meine Freude” (“Jesus Alegria dos Homens”). Esta última, uma das peças mais populares de Bach em todo o mundo, de grande riqueza técnica e beleza melódica.
SERVIÇO:
ORQUESTRA SINFÔNICA DA BAHIA (OSBA) – “CONCERTO BACH ETÉREO”
Regência: Maestro Carlos Prazeres
Solistas: Tota Portela (flauta), Ana Zanata (violino) e Uibitu Smetak (violino)
Onde: Santuário de N. S. de Fátima do Colégio Antônio Vieira (av. Leovigildo Filgueiras, Garcia)
Quando: 09 de junho, quinta-feira
Horário: 17h
Entrada gratuita
Onde: Igreja do Senhor do Bonfim (largo do Bonfim, Cidade Baixa)
Quando: 11 de junho, sábado
Horário: 18h30
Entrada gratuita
Com informações: Assessoria de Comunicação do TCA
Leia também
-
01.07.25
CASA COMUM – Abertas inscrições para curso de extensão on-line formativo para COP 30
Aulas visam aprofundamento em temas da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, prevista para novembro em Belém
-
30.06.25
Colaboradores do Vieira têm treinamento sobre Lei Lucas e primeiros socorros
Ação demonstra atenção dada pelo colégio ao cuidado com a pessoa e ao cumprimento das normas legais
-
27.06.25
Forró do Trabalhador encerra festejos juninos no Vieira em clima de celebração e agradecimento
Evento promoveu confraternização dos colaboradores docentes e não-docentes do colégio
-
26.06.25
ARTIGO – Ruah e Direitos: aprendendo com o projeto, rezando com a vida
Integrante da equipe de Formação Cristã do Vieira, William Justa faz reflexão, relacionando Espírito Santo, fé e projeto interdisciplinar para jovens estudantes