18.09.23

Oficinas RobotiCAV desenvolvem habilidades e estimulam a criação de projetos

Robótica é uma das atividades extracurriculares do Vieira

Oficinas RobotiCAV desenvolvem habilidades e estimulam a criação de projetos

No Colégio Antônio Vieira, o estudante conta com os benefícios das atividades extracurriculares desde o Ensino Fundamental (EF). A Oficina de Robótica é uma delas e, por meio de práticas pedagógicas divertidas, reúne conhecimentos de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática para crianças do 1º ao 5º ano EF. A oficina é dividida em três níveis e as aulas são desenvolvidas a partir das séries dos alunos. Nos projetos, as crianças são estimuladas a construir soluções e protótipos robóticos para questões da vida real.

Para a supervisora de Mídia Educacional e Tecnologia do Vieira e coordenadora das Oficinas RobotiCAV, Cláudia Zimmer, os alunos exercitam o trabalho em equipe e, por meio da experimentação e da ludicidade, adquirem conhecimentos a que só teriam acesso nas séries seguintes. “Por meio dos projetos, eles desenvolvem habilidades para pesquisar, pensar soluções de forma lógica e objetiva. As atividades contêm ainda assuntos de Física, por exemplo, uma matéria que eles só iriam explorar mais à frente”, explica.

Um dos resultados desse desenvolvimento é a participação de equipes da oficina na etapa baiana da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Antes da pandemia da covid-19, em 2019, dois grupos participaram do evento, em que tiveram que programar robôs para resgatar vítimas de um desastre. Agora, em 2023, as equipes da RobotiCAV também se fazem presentes na competição nas modalidades teórica e prática.

Estudantes fazem pesquisa, programação e montagem de circuitos, por exemplo

DE OLHO NO FUTURO

Entre os projetos criados em 2022, os alunos do nível mais avançado decidiram focar na sustentabilidade. Com materiais recicláveis e eletrônicos, eles criaram um modelo de irrigação automática, que foi testado no Bosque do Vieira. O monitor Flávio Brito conta que a iniciativa proporciona economia nos gastos de água e energia. “A irrigação automática mede a umidade do solo e ativa uma bomba d’água, permitindo que a planta seja devidamente regada quando necessário. Isso gera economia no consumo de água e de energia”, contou.

Júlia Assaf já se imagina no futuro desenvolvendo atividades na área

Júlia Assaf, do 5º ano EF, é da turma de estudantes que participou do projeto. Apaixonada pela Robótica, ela já faz planos para atuar na área. “É uma atividade que gosto muito: adoro fazer os códigos de programação, fazer circuitos e já me vejo desenvolvendo jogos no futuro”, afirma.

Esta e outras reportagens estão na edição 2023 da Revista Vieirense. Clique aqui e confira!
Acompanhe também no site do colégio as atividades mais recentes realizadas neste ano.

Fotos: Secom/CAV.