Oficina musical reúne famílias do 5º ano EF em abordagem sobre cultura de paz
A atividade marcou a culminância da primeira etapa do projeto interdisciplinar “Criando e Recriando o mundo”
“A música é um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”. A célebre frase do filósofo Platão se fez realidade para as turmas do 5º ano EF e seus familiares. Eles participaram nos dias 17 e 18 de junho, no espaço Pe. Klein, SJ, da oficina “Musicalidade e a cultura de paz: um momento de integração e vivências criativas”, que concluiu a primeira etapa do projeto interdisciplinar Criando e Recriando o Mundo.
A oficina teve o objetivo de abordar a temática da cultura de paz, tendo a música como expressão artística. As famílias realizaram atividades interativas cantando e tocando instrumentos. “Quando participamos de um grupo musical temos que respeitar o espaço do outro, precisamos ouvir e sermos ouvidos. Buscamos com essa atividade trabalhar o respeito e a sensibilidade através da ludicidade”, destacou a professora de música Letícia Lopes.
A mãe Thea Câmara participou da oficina e considera as atividades lúdicas fundamentais para o desenvolvimento das crianças. “A música traz a sensibilidade, alegria e interação. Valorizo muito esses projetos”, disse ela. O pai Fernando Nogueira destacou a importância da família fazer parte da rotina escolar dos filhos. “Esses momentos de comunhão em que podemos estar aqui no ambiente escolar são muito importantes para reforçarmos os laços”, frisou ele.
Por um mundo melhor
Lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no dia 06 de março, a Campanha da Fraternidade 2019 trouxe o tema “Fraternidade e Políticas Públicas”, que serviu como inspiração para o projeto interdisciplinar Criando e Recriando o mundo. “No segundo semestre, as turmas darão continuidade aos estudos tendo como base a cultura de paz em diversas linguagens artísticas. Trabalhamos com os estudantes nessa possibilidade de ação, de como podemos construir uma cidadania ativa, que se preocupa com o outro”, ressaltou a coordenadora pedagógica do 5ª ano EF, prof.ª Mariângela Rosier.
Leia também
-
18.09.26
EDUCAÇÃO INCLUSIVA - Estudantes e colaboradores do Vieira participam de oficina de Libras
Noções básicas da Língua Brasileira de Sinais foram compartilhadas pela facilitadora Elaine Cristina Oliveira
-
18.09.26
Em viagem à Cachoeira, estudantes do Vieira têm imersão na cultura do Recôncavo
Ação contribui para consolidação das aprendizagens acadêmicas e de formação integral
-
17.09.26
AVLA - Sarau dos Sonhos e Grammy Awards revelam potência do protagonismo estudantil no Vieira
Academia Vieirense de Letras e Artes brindou o público com mostra de dança, artes plásticas, fotografia e poesia
-
17.09.26
ARTIGO - 'O legado dos cientistas negros na ciência moderna', por Nalu Almeida
Confira o texto de autoria da estudante vieirense publicado na Revista de Incentivo ao Conhecimento (RIC), do Naic*