‘Nova escola: momento singular na vida do estudante’, por Lívia Farani
Psicopedagoga, gestora do Serviço de Orientação Educacional do Vieira destaca importância do acolhimento do novo aluno na comunidade escolar
Artigo publicado na Revista Vieirense tem contribuído na orientação de famílias que já procuram o colégio para o ano letivo de 2024. Confira!
Nova escola: momento singular na vida do estudante
Por Lívia Farani, psicopedagoga, mestre em Gestão Educacional e orientadora educacional no Vieira.
Sabemos da importância do contexto escolar na vida de uma criança e de um adolescente. Nesse sentido, todo o momento inicial de adaptação a um novo ambiente requer um olhar cuidadoso, um acolhimento que perpassa pelo afeto, pela atenção e acompanhamento da equipe pedagógica para que possa colaborar de forma efetiva nesse novo caminho que se inicia. Todo esse processo é gerador de muitos sentimentos, não apenas das crianças e adolescentes, mas também das famílias que necessitam ser compreendidas nas suas inquietações, expectativas e anseios frente a essa caminhada em um novo cenário educacional.
Ao ingressar em uma nova instituição escolar, toda a comunidade educativa precisa apurar seu olhar, atentar às demandas dessas crianças e adolescentes para que, juntos, possam criar um ambiente afetivo, onde valores como o respeito, a empatia, o amor e a solidariedade estejam presentes. Esses aspectos estão presentes na proposta educativa do Colégio Antônio Vieira, a qual é pautada nos princípios inacianos que buscam conhecer cada estudante de forma única, atentando para suas necessidades, valorizando a sua identidade, seu potencial cognitivo e habilidades, oportunizando a ampliação dos vínculos afetivos nesse novo contexto educativo.
“(…) Trata-se de cuidar da pessoa, porque ela é sempre o centro do processo, e, ao mesmo tempo, garantir o alcance dos resultados nos processos que são compromisso institucional com estudantes e famílias.” (PEC, 2021, p.50)
OLHAR CUIDADOSO
O Serviço de Orientação Educacional (SOE) do Vieira é composto por pedagogas, psicopedagogas e psicólogas que, com um olhar cuidadoso, empático e sensível, acolhem cada estudante reconhecendo todo o seu potencial e também suas limitações, encorajando-o, como novo aluno, a superar eventuais receios nesse caminhar. Esse acolhimento é intrínseco à Pedagogia Inaciana, que nos impulsiona a aprender coletivamente, visando uma formação integral do estudante, contemplando as dimensões cognitiva, socioemocional e espiritual-religiosa.
Para esse novo momento, portanto, toda a equipe pedagógica está atenta às expectativas, sentimentos e necessidades individuais e coletivas, pois entendemos a importância de um novo caminho que toque o coração e que essa nova trajetória venha repleta de possibilidades que gerem aprendizagens significativas para as crianças e adolescentes.
Confira esta e outras reportagens na Revista Vieirense!
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
11.09.24
ARTIGO – Meio ambiente e as queimadas: questões para o Enem e para a vida
Biólogo e professor de Biologia do Vieira, Osman Barbosa alerta jovens a ficarem atentos à temática da sustentabilidade
-
10.09.24
Vieira recebe visita de estudantes do Colégio Diocesano, unidade da Rede Jesuíta no Piauí
Alunos do "Dió" puderam vivenciar e compartilhar experiências de aprendizagem no colégio baiano da RJE
-
10.09.24
Expociência do Vieirinha estimula pesquisa científica entre crianças e pré-adolescentes
Mostra de experimentos e projetos dos alunos do 1º ao 7º ano do EF chega à sexta edição encantando estudantes e público
-
09.09.24
Diretores de colégios jesuítas da América Latina discutem educação em rede na atualidade
Professor Sérgio Silveira, diretor-geral do Vieira, destaca importância do evento realizado em Buenos Aires