Menu
Logo do site
Logo do site
07.11.25

Natal com identidade cultural marca culminância do projeto ‘Nordeste: Nossos Jeitos de Ser, Viver e Cuidar’

Momento celebrou, com música e arte, aprendizagens interdisciplinares sobre a região

Natal com identidade cultural marca culminância do projeto ‘Nordeste: Nossos Jeitos de Ser, Viver e Cuidar’

Quando, ao som de “Anunciação”, do pernambucano Alceu Valença, o Menino Jesus negro chegou, embalado em tecidos com cores vibrantes e entre bordados típicos bem regionais, a plateia de familiares dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Antônio Vieira logo percebeu o quão foram potentes, durante o ano letivo de 2025, as aprendizagens das crianças voltadas para identidade cultural e local. A cena do nascimento de Jesus, já celebrando antecipadamente o Natal, deu início, no Auditório Mabel Velloso, às apresentações da culminância do projeto interdisciplinar “Nordeste: Nossos Jeitos de Ser, Viver e Cuidar”, realizadas desde a segunda-feira (4) até esta sexta (7). 

Durante as aulas, as crianças aprenderam sobre os estados nordestinos: cultura, geografia, atividades econômicas, história, entre outros aspectos. “A proposta traz a importância de celebrar a cultura nordestina, abrangendo diferentes componentes curriculares e promovendo uma imersão que nos provoca para além dos conhecimentos cognitivos, dentro de um projeto pedagógico pautado na cidadania global, mas a partir do desenvolvimento e valorização da nossa identidade cultural e regional”, explicou a coordenadora pedagógica, professora Mariângela Rosier. E nesse clima, até mesmo o momento de oração se deu com um “repente”, conduzido pela doce e acolhedora voz do pastoralista Rafael Nascimento, acompanhado pelos professores de Música, Ronaldo Oliveira e Poliana Coelho, ditando o ritmo à frente dos instrumentos.

SHOW DE APRENDIZAGENS

Nas apresentações musicais das crianças, um verdadeiro show de ritmo e conhecimento de repertório. Djavan, Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Caetano Velloso e Gilberto Gil, dentre tantas inspirações de expoentes nordestinos. Foi só uma mostra, com duas músicas por turma, mas a aprendizagem revelada pelos estudantes impressionou os pais e demais familiares presentes. Desta vez, o colégio ainda mostrou, no telão, cenas dos bastidores das aulas de Música, permitindo ao público perceber ainda mais o quanto as turmas atuaram com competências diversas para a evolução constatada no palco do Mabel Velloso, com as crianças sendo aplaudidas enfaticamente por todos: orgulhoso para as famílias e para a equipe pedagógica.

As crianças também revelaram nos textos o quanto já identificam valores culturais nordestinos. Mesmo nos momentos de intervalo, lá estavam elas cantarolando canções regionais ou falando entre si sobre escritores e artistas da região. As inspirações nordestinas também se fizeram presentes em outro momento da culminância: as oficinas realizadas ao ar livre no Bosque do Vieira ou no Steam Lab, um laboratório multidisciplinar e tecnológico. Os momentos permitiram às famílias interagir com as aprendizagens dos estudantes por  meio da arte, também com exposição, no Pátio Aquarela, de pinturas em tela produzidas pelos alunosm além das camisas usadas customizadas pelas próprias crianças.

SENTIR E SABOREAR

“É superimportante valorizar a nossa cultura, especialmente quando se faz uma abertura emocionante com uma cena do Natal com um Jesus negro, mostrando também o quanto as influências africanas se fazem presentes na nossa cultura do Nordeste”, declarou a mãe vieirense Celi Sampaio, que participou da oficina de pintura de pratos decorativos com a filha, Maria Fernanda. Uma baiana de acarajé, bolinho regional de origem africana, também estava presente com seus quitutes típicos.   

Quem também estava feliz com a mostra das aprendizagens das crianças foi a orientadora educacional, professora Carla Moura. “Foi um momento de finalização do projeto, nos dando orgulho de constatar os avanços das aprendizagens, mas também foi um dia de muita emoção em que todos são convidados a sentir e saborear essas aprendizagens, também fazendo vínculos e construindo memórias desse momento preparado com muito carinho pelas crianças”, concluiu. 

Veja mais fotos de momentos da culminância!

Fotos: Secom/CAV

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo