Movimentos migratórios são debatidos na Gincana Cultural da 1ª série EM
Um dos temas mais discutidos na atualidade, a exemplo da prova de redação do ENEM 2012, os movimentos migratórios estiveram em pauta na Gincana Cultural da 1ª série EM.
Um dos temas mais discutidos na atualidade, a exemplo da prova de redação do ENEM 2012, os movimentos migratórios estiveram em pauta na Gincana Cultural da 1ªsérie EM. A atividade, realizada em diversos espaços do colégio, entre os dias 28 e 30 de outubro, encerrou o projeto “Migrações Internacionais”. A contextualização da temática aconteceu através de modalidades, como esquete, enigma musical, coreografia, mascote, painel artístico, painel vivo,flash mob, paródia e quiz, que serviram como tarefas da culminância.
Os alunos analisaram a questão migratória e os desafios que ela representa ao mundo de forma criativa e dinâmica. “Através da atividade, os alunos entenderam o processo de migração como um direito humano e ampliaram as suas visões de mundo, uma vez que também refletiram sobre a dificuldade das nações em lidar com os refugiados”, destacou a coordenadora pedagógica da 1ª série EM, professoraLéa Pontes.
Os estudantes aprovaram a realização da Gincana e valorizaram a integração entre as turmas. “Uma experiência muito boa e gratificante, porque a movimentação das pessoas da turma para fazer um bom trabalho é intensa. Além disso, tivemos o bônus de conhecer e interagir com pessoas de outras salas”, destacou o aluno Iuri Cruz. “Eu achei o trabalho muito bacana. Ele nos deu a oportunidade de brincar e, ao mesmo tempo, compartilhar o que aprendemos a respeito das migrações com os nossos colegas. A gente também pôde demonstrar outras habilidades, como pintura, interpretação e composição de músicas”, completou a aluna Maria Boaventura.
A ação ajudou no desenvolvimento de atitudes e valores que favorecem o processo de construção do conhecimento. “A Gincana também serviu para estimular o trabalho cooperativo, o intercâmbio de ideias e informações e a socialização de opiniões como processo de aprendizagem, promovendo o respeito e uma maior integração entre os alunos e professores”, finalizou a prof.ªLéa.
Leia também
-
24.12.25
Vieira realiza missas e expressa votos de feliz Natal para comunidade escolar
Antes mesmo das férias, crianças e jovens estudantes, além dos colaboradores, participaram de celebrações especiais natalinas
-
23.12.25
ARTIGO – O Natal que inspira a missão educativa, por Pe. Emmanuel Araujo SJ
Confira mensagem do assistente espiritual do Vieira e reitor do Santuário Nossa Senhora de Fátima
-
22.12.25
Vieira entra em recesso natalino. Veja mensagem de fim de ano do diretor da Rede Jesuíta de Educação
Colégio baiano, que faz parte da RJE, retoma as atividades no dia 5
-
19.12.25
Estudantes e famílias do Vieira celebram conclusão do Ensino Médio com missa e solenidade
Eventos reuniram pela primeira vez as turmas dos turnos diurno e noturno