03.01.18

#MomentoMarcante: Projeto ‘Ethos’ 2017 discute o meio ambiente com diferentes linguagens

As atividades marcaram o final do ano letivo para as turmas da 2ª série EM

Qual o legado que os seres humanos estão deixando para o planeta? Esse e outros questionamentos fizeram parte da edição 2017 do projeto “Ethos”, realizado com as turmas da 2ª série EM durante a última unidade. A iniciativa, dividida em duas etapas, trouxe o tema “Antropoceno” e proporcionou aos estudantes a possibilidade de discutirem importantes aspectos relacionados ao meio ambiente através de vários estudos e atividades.

O coordenador pedagógico da 2ª série EM, prof. José Teixeira (Zelão), explica que durante a primeira etapa do projeto os alunos fizeram toda apropriação teórica e refletiram o tema sobre diversas perspectivas e situações. Na segunda fase, as turmas foram divididas em 4 equipes que integraram uma gincana. “O tema e os questionamentos são de fato muito importante, mas o protagonismo dos estudantes ainda é ponto forte desse projeto, porque eles se mobilizam e abraçam a ideia de forma bastante interessante e necessária”, destaca ele.

Os estudantes apresentaram as suas ideias acerca da ação do homem sobre o meio ambiente através de fotografias, saraus, músicas, grafite, entre outras expressões artísticas. “Achei o projeto muito interessante, porque ele nos ajuda a desenvolver habilidades, que vão muito além do que aprendemos na sala de aula, e nos formam para a vida ”, comentou a aluna Flávia Macedo. O estudante Alan Ferreira destacou a integração que o projeto oportuniza. “Discutimos um tema extremamente importante e ainda pudemos socializar com outros alunos de uma forma bem bacana”, complementou ele.

Segundo os professores que acompanharam as turmas ao longo das atividades, o projeto se consolida como um marco importante na trajetória acadêmica dos estudantes. “É um espaço diferente de aprendizagem e protagonismo, repleto de experiências fundamentais para os alunos”, ressaltou o prof. Rodrigo Sampaio (Rodriguinho). Para o prof. Flávio Magalhães, a socialização também é um ponto importante que as turmas puderam experimentar. “Além de todo aprendizado acadêmico, o ‘Ethos’ ainda possibilita uma integração entre as turmas, o que é muito importante para formação dos estudantes”, finalizou ele.