#MomentoMarcante: Projeto ‘Ethos’ 2017 discute o meio ambiente com diferentes linguagens
As atividades marcaram o final do ano letivo para as turmas da 2ª série EM
Qual o legado que os seres humanos estão deixando para o planeta? Esse e outros questionamentos fizeram parte da edição 2017 do projeto “Ethos”, realizado com as turmas da 2ª série EM durante a última unidade. A iniciativa, dividida em duas etapas, trouxe o tema “Antropoceno” e proporcionou aos estudantes a possibilidade de discutirem importantes aspectos relacionados ao meio ambiente através de vários estudos e atividades.
O coordenador pedagógico da 2ª série EM, prof. José Teixeira (Zelão), explica que durante a primeira etapa do projeto os alunos fizeram toda apropriação teórica e refletiram o tema sobre diversas perspectivas e situações. Na segunda fase, as turmas foram divididas em 4 equipes que integraram uma gincana. “O tema e os questionamentos são de fato muito importante, mas o protagonismo dos estudantes ainda é ponto forte desse projeto, porque eles se mobilizam e abraçam a ideia de forma bastante interessante e necessária”, destaca ele.
Os estudantes apresentaram as suas ideias acerca da ação do homem sobre o meio ambiente através de fotografias, saraus, músicas, grafite, entre outras expressões artísticas. “Achei o projeto muito interessante, porque ele nos ajuda a desenvolver habilidades, que vão muito além do que aprendemos na sala de aula, e nos formam para a vida ”, comentou a aluna Flávia Macedo. O estudante Alan Ferreira destacou a integração que o projeto oportuniza. “Discutimos um tema extremamente importante e ainda pudemos socializar com outros alunos de uma forma bem bacana”, complementou ele.
Segundo os professores que acompanharam as turmas ao longo das atividades, o projeto se consolida como um marco importante na trajetória acadêmica dos estudantes. “É um espaço diferente de aprendizagem e protagonismo, repleto de experiências fundamentais para os alunos”, ressaltou o prof. Rodrigo Sampaio (Rodriguinho). Para o prof. Flávio Magalhães, a socialização também é um ponto importante que as turmas puderam experimentar. “Além de todo aprendizado acadêmico, o ‘Ethos’ ainda possibilita uma integração entre as turmas, o que é muito importante para formação dos estudantes”, finalizou ele.
Leia também
-
19.12.25
Estudantes e famílias do Vieira celebram conclusão do Ensino Médio com missa e solenidade
Eventos reuniram pela primeira vez as turmas dos turnos diurno e noturno
-
19.12.25
Comitê Étnico-racial do Vieira avança nos propósitos de uma educação antirracista
Formações entre integrantes ampliam repertório para assessoramento das atividades junto aos estudantes e demais integrantes da comunidade escolar
- 18.12.25 Pastoralistas e orientadores educacionais do Vieira participam do II Encontro de Educadores Católicos
-
17.12.25
Vieira entrega materiais escolares à Escola João Paulo II, de Feira de Santana
Donativos foram arrecadados com mobilização de estudantes e famílias da comunidade do colégio em Salvador