03.01.18

#MomentoMarcante: Projeto do 1º ano EF celebra a formação do povo brasileiro

Culminância do projeto “Raízes do Brasil” foi marcada por muita criatividade e ludicidade. Confira as fotos!

#MomentoMarcante: Projeto do 1º ano EF celebra a formação do povo brasileiro

Com muita animação e criatividade, os alunos do 1º ano EF realizaram performances artísticas sobre as três principais etnias que formaram o povo brasileiro. O evento encerrou as atividades do projeto “Raízes do Brasil” e aconteceu nos dias 08 e 09 de novembro, com apresentações realizadas no auditório Mabel Velloso, além da exposição dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano.

Pais e familiares prestigiaram a culminância do projeto, que destacou a influência dos índios, africanos e portugueses na cultura brasileira. “O ‘Raízes do Brasil’ favorece às crianças o processo de conhecimento dessas três principais etnias que formam a cultura do povo brasileiro. Isso contribui também para ensiná-las a respeitar as diferenças”, destacou a coordenadora pedagógica do 1º ano e 2º anos EF, prof.ª Alice Machado.

Os estudantes também desenvolveram atividades relacionadas à culinária, dança, vestuário, religião, entre outros aspectos de cada etnia. Na culminância, os alunos realizaram apresentações musicais e teatrais que refletiram todo trabalho de pesquisa realizado. “Acho importante que os alunos compreendam a influência que os índios, africanos e portugueses tiveram e continuam tendo na nossa cultura. Dessa forma, eles aprendem desde cedo a valorizar tudo isso”, ressaltou a professora do 1º ano EF, Roberta Santino.

Após as apresentações, as famílias se dirigiram até o prédio do 1º ano EF, onde estava montada a exposição feita pelas turmas. “Gostei muito de participar do projeto e viver novas experiências”, comentou a aluna Inaiá Brenda Silva. Segundo o pai Sergio Freire, o projeto fomenta um conhecimento muito importante para os alunos. “O saldo do projeto é realmente positivo. É muito interessante e relevante que os estudantes tenham conhecimento da própria identidade desde pequenos”, finalizou ele.

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR AS FOTOS