12.05.22

Modelagem em papel machê trabalha arte e coordenação motora fina na alfabetização

Atividade no Colégio Antônio Vieira faz parte do Projeto Criançando, voltado para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental

“Modelar com papel machê não só é divertido: melhora as habilidades finas, como movimentos dos dedos e pressão dos polegares”. A observação é da professora de Arte das crianças do 1º ano do Ensino Fundamental (EF) do Colégio Antônio Vieira, Anna Oliveira. Ela explica que a atividade permite ainda trabalhar a perspectiva: “A relação entre o que a criança vê e seus movimentos, que indicam profundidade, noções espaciais e até mesmo de tempo, é bastante beneficiada ao modelar. Além disso, estimula a criação para que explore ferramentas e formas de dizer e, principalmente, mostrar o que está sentindo”, completa a professora.

A atividade de Arte integra a proposta do projeto interdisciplinar Criançando, especialmente desenvolvido no Vieira para as crianças em fase de alfabetização. A proposta valoriza a aprendizagem a partir do brincar, ampliando a motivação para a aprendizagem por parte dos pequenos desde quando ingressam no colégio, que atende estudantes do 1º ano EF à 3ª série do Ensino Médio. “Eles vão criar, neste caso, mini esculturas que tenham a ver com o céu, já que estamos trabalhando o céu da brincadeira Amarelinha”, conta a professora Anna.

Os estudantes experimentaram todas as fases e, nesta semana, após esperarem a escultura secar, iniciaram a pintura dos objetos criados. “Foi bastante interessante perceber a alegria deles ao observarem suas esculturas secas e a escolha das cores para a pintura das suas criações. Nesta etapa, os alunos refletiram sobre as cores frias e quentes; secundárias e primárias; e as suas misturas”, ressaltou a professora Milena Nunes, que também leciona Arte para a série.

Confira as fotos!

Imagens: Secom/CAV e Espaço Criançarte.