Missas especiais e relíquia de 1º grau marcam celebrações pela canonização de São Carlo Acutis
Equipe da Formação Cristã do Vieira realizou programação especial, divulgada pela imprensa local e nacional

Um santo mochileiro, jovem aluno de colégio jesuíta e que publica milagres na internet. São Carlo Acutis, canonizado no último domingo (7), passa a ser referência também para os fiéis na contemporaneidade, sobretudo, para as crianças e jovens estudantes. Assim, o Colégio Antônio Vieira – que também faz parte da mesma rede da Companhia de Jesus do colégio onde Acutis estudou na Itália – promoveu uma programação especial para celebrar este momento tão especial para os católicos.

O santuário do Vieira acolheu, na semana que antecedeu à canonização, uma relíquia de 1º grau do santo, permitindo a veneração pelo público, além de realizar um tríduo de celebrações e uma missa especial, esta última no mesmo dia da canonização. Antes das celebrações no Santuário Nossa Senhora de Fátima, a relíquia foi exibida aos jovens que fizeram parte da Jornada da Juventude Vieirense (JJV), realizada no domingo (31).
A possibilidade de ver de perto relíquia do novo santo no Vieira foi noticiada por diversos órgãos da imprensa local e nacional. “A relíquia ficou exposta para que as pessoas pudessem pedir a intercessão do santo, em um momento muito significativo para nós, católicos, porque entendemos que onde há uma relíquia, há a presença do santo”, disse o professor João Ramiro, coordenador da Formação Cristã do Vieira, que concedeu durante a semana entrevistas para sites, emissoras de rádio e TV.

MISSA
A relíquia de Carlo Acutis (um fragmento de osso) foi temporariamente cedida ao santuário do Vieira pelo padre italiano, Marco Paglicci, da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, no bairro da Massaranduba. O padre Marco foi quem atuou como concelebrante da missa de encerramento do tríduo no sábado (6), no último dia em que a relíquia ficou no colégio. A celebração, presidida pelo padre Emmanuel Araújo SJ, contou com fiéis católicos de diversos bairros de Salvador, muitos também da paróquia da Massaranduba, além de integrantes da comunidade escolar do Vieira. Na homilia, os padres enfatizaram o exemplo de Carlo Acutis durante os conflitos da sociedade contemporânea, acolhendo os pais.

“Vim à missa, representando a diretoria da Associação de Pais e Mestres do Vieira (APM) e com o coração aquecido, como mãe vieirense, buscando orar pelas minhas filhas, pelos nossos filhos. Então, trouxe comigo as orações de todas as famílias vieirense para aquele momento, de frente à relíquia de 1º grau de São Carlo Acutis. Um momento belíssimo, na véspera da sua canonização. Um jovem que, na sua caminhada de poucos anos de vida, entregou-se a caminhar com Deus. Sendo esse jovem da internet, de calça jeans e tênis, caminhando por esse mundo, buscando viver a palavra de Deus”, afirmou Eliene Teixeira, presidente da APM. E completou: “São Carlo Acutis é o santo do tempo presente, ele não é o só para os jovens, ele também alcança corações dos adultos. Nós que estamos na maturidade da nossa caminhada, sentimos essa presença de Deus na vida deste santo menino”.
Confira mais fotos!
Fotos: arquivo pessoal e Secom/CAV.
Leia também
-
08.09.25
Famílias têm momento de aprendizagem e valorização do brincar em culminância do Projeto Criançando
Evento marcou encerramento de atividades pedagógicas realizadas com crianças do 1º ano EF no primeiro semestre letivo
-
05.09.25
Ações do PAA do Vieira alertam crianças para racismo estrutural, autonomia e responsabilidade
Atividades alinham-se aos propósitos do projeto político-pedagógico, voltado para a formação integral e o desenvolvimento das chamdaas soft skills
-
05.09.25
Campanhas do Voluntariado do Vieira arrecadam mais de 10 mil reais para Martagão Gesteira e 800 kg de alimentos para Obras Sociais de Irmã Dulce
Recursos foram obtidos em poucos dias de campanha, revelando empenho dos estudantes do Núcleo
-
04.09.25
Estudantes do Ensino Médio Noturno do Vieira têm aulas de campo na Codesal, Casa do Carnaval e Museu da Cultura Afro-Brasileira
Atividades completam aprendizagens realizadas no colégio sobre História, Geografia, Sociologia e Atualidades